Na véspera do feriadão, falta gasolina em postos de combustível do ES


Em plena véspera do feriadão de Tiradentes e Nossa Senhora da Penha, os motoristas, que já estavam sofrendo com a alta no preço dos combustíveis, agora enfrentam o problema da escassez de gasolina e diesel em postos do Espírito Santo.

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindipostos), não é possível contabilizar quantas unidades enfrentam o problema. No entanto, o Sindicato afirma que a escassez é generalizada no estado.

"Todos os postos, de uma forma ou de outra, estão com restrição de abastecimento, sendo alguns com menos e outros com mais", informou o Sindipostos.
Bruno Toniato é dono de dois postos de gasolina na Grande Vitória e disse que está enfrentando o problema de falta de abastecimento de gasolina e diesel desde terça-feira (12). Por enquanto, só há álcool nos dois estabelecimentos.

O comerciante disse que havia criado expectativa para vendas nos dois feriados, mas, com essa situação inesperada, acredita que os capixabas 'tiraram o pé da estrada' por causa da falta de combustível e também por causa da alta dos preços.

Rogério Lube, diretor do Sindipostos explicou que o problema é ocasionado principalmente por fatores externos, como a crise de fornecimento internacional. Também há fatores internos, como a dificuldade de fazer o combustível chegar aos estabelecimentos
"Nossa estrutura logística, portuária e de armazenamento de combustível líquido no estado não atende à demanda capixaba. Então, se você tem qualquer tipo de problema nacional, o primeiro estado a sofrer no Brasil é o Espírito Santo. As bases são concentradas em dois locais e dependendo de navio. Se o navio não atracar, vai faltar aqui", disse.

O Sindipostos explicou que os postos mais impactados são os de bandeira branca, ou seja, aqueles que não possuem convênios e compram a gasolina de diferentes distribuidoras, de acordo com o preço. No momento de escassez, as distribuidoras dão prioridade aos conveniados.

Navio preso em Porto de Tubarão

A companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) informou que desde a última sexta-feira (15), dois navios descarregaram no Porto de Vitória quase 40 toneladas de combustíveis, que já estão sendo distribuídos aos postos. Mas, no Porto de Tubarão, condições climáticas ainda impedem a normalização do desembarque dos combustíveis.

O diretor do Sindipostos disse que esta é uma das piores crises de falta de combustível já vividas no Espírito Santo e já existem revendedores buscando combustível em outros estados. Isso pode elevar ainda mais o preço dos produtos.
"Já tem revendedor indo em Itabuna (BA) e percorrendo 2 mil quilômetros e isso aumenta custo, risco, pedágio e o custo final do produto", disse.
Fonte: G1



Postagem Anterior Próxima Postagem