SARCOMA SINOVIAL | Adolescente brasileiro pede ajuda para ir ao Canadá tratar câncer raro


Gabriel possui um câncer raro, que atinge apenas 1% da população mundial - Fotos: arquivo pessoal

O Gabriel Ferreira Galazzo, de 17 anos, não consegue ter a mesma rotina de jovens da mesma idade dele. A razão é um tumor raro, descoberto em 2020 e que fez a família dele parar, em busca de mais perspectiva de vida.

A Fabrícia, mãe do Gabriel,falou sobre a doença e disse o filho é um verdadeiro guerreiro e isso motiva a família a não desistir. “Se ele fosse um menino que se entregasse [à doença], eu não aguentaria”, disse.

Hoje a família do Gabriel realiza diversas campanhas de arrecadação. Eles precisam de R$ 1 milhão e meio para viajar, custear o tratamento e se manter por um ano no Canadá.

O país não foi uma escolha aleatória, segundo Fabrícia. Eles receberam a indicação de uma médica aqui no Brasil, sobre um tratamento inovador para o câncer do Gabriel. “Aqui no Brasil ele só tem a quimioterapia. Lá [no Canadá], as chances aumentam”, explicou a mãe.

Sarcoma Sinovial de partes moles

Gabriel recebeu o diagnóstico de um Sarcoma Sinovial de partes moles específico no pé direito, no início de 2020.

O tipo de câncer que o adolescente tem não responde a quimioterapia e nem a radioterapia. Ainda assim, no início, a família tentou esses tratamentos porque até hoje são a única maneira de retardar a evolução da doença, aqui no Brasil.

Tratamento experimental no Canadá

Com pesquisas, Fabrícia descobriu uma nova possibilidade de cura para o filho: um tratamento experimental, realizado no estado da Califórnia chamado Car T.

O Car T consiste em pegar o tumor, modificar e transplantar nele novamente fazendo o corpo reagir. Segundo os pais, caso nada seja feito, ele terá 1 ano e meio de vida no máximo.

Cirurgias

Além da quimioterapia, o Gabriel já fez várias cirurgias. Em junho de 2020, o jovem infelizmente perdeu parte da perna, devido a evolução do tumor, que naquela época estava apenas no pé.

Em outubro de 2021, o câncer se manifestou novamente em dois pontos distintos da cabeça e Gabriel passou por uma nova cirurgia para extração dos tumores.

Com menos de 2 meses de cirurgia, um novo ponto de tumor se acumulou novamente ao redor da testa, além de um ponto no pulmão que já estava sendo investigado. E mais uma vez o jovem precisou de intervenção cirúrgica.

Gabriel Quer Viver

Para levar o Gabriel ao Canadá e realizar o tratamento, que dura aproximadamente 1 ano, a família vem realizando diversas campanhas pelo Instagram.

Hoje, além da vaquinha online, eles fazem rifas e estão promovendo um show beneficente, que será no dia 15/04, no Teatro Santo Agostinho, em São Paulo.

O Gabriel está sendo assistido por uma Oncologista, especialista no assunto, aqui no Brasil. No entanto, a médica explicou que não há muito o que se fazer.

O jovem possui um câncer muito raro que atinge apenas 1% da população mundial. Por isso, Fabrícia reforça a importância de ajudar o filho. “É difícil demais, mas a gente acredita que é possível”.

Veja como ajudar o Gabriel no Instagram Gabriel Quer Viver!


Gabriel, a mãe Fabrícia e a irmã antes do diagnóstico – Foto: arquivo pessoal

Fonte: Só Notícia Boa


Postagem Anterior Próxima Postagem