Após capixabas envolvidos no tráfico internacional de drogas, mais um brasileiro é identificado


Após a identificação de capixabas no esquema de tráfico internacional de drogas, deflagrado na Austrália e na Indonésia nas últimas semanas, mais um brasileiro foi identificado como um dos suspeitos na operação, que apreendeu mais de 280 quilos de cocaína nos países.

Jhoni Fernandes da Silva, de 32 anos, é de São Paulo e está na lista de foragidos internacionais da Interpol. Até o momento, apenas um australiano de 62 anos foi preso, suspeito de ser um dos líderes da operação.

Na última semana, um mergulhador capixaba envolvido no esquema morreu afogado após tentar colocar drogas nos cascos de navios. Com ele, foram encontrados pacotes impermeabilizados de cocaína, avaliados em R$ 20 milhões de dólares.

Entenda o esquema que envolvia mergulhadores do ES

Um australiano foi preso e mais de 280 kg de cocaína foram apreendidos em dois países em uma operação internacional de combate ao tráfico de drogas nas últimas semanas. As investigações contam com a participação de agentes das Forças de Segurança do Espírito Santo.

Um capixaba, que teria envolvimento com o esquema, morreu no dia 10 de maio após se afogar. A suspeita é que ele tenha tido problemas no equipamento de mergulho quando tentava resgatar drogas no casco de embarcações.

A investigação do caso é composta por policiais federais e rodoviários federais no Espírito Santo, guardas municipais de Vitória, Vila Velha e da Serra, além da cooperação internacional com a Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA), policiais cataris, indonésios e australianos.

Investigações começaram após mergulhador capixaba ser contratado por traficantes internacionais

De acordo com a Polícia Federal do Brasil, a investigação começou no dia 10 de abril, ainda no Espírito Santo. A ação buscava identificar um mergulhador profissional capixaba que teria sido contratado por traficantes internacionais para a colocação de uma carga de cocaína no casco de um navio que seguiria para o exterior.

A polícia informou que, quando conseguiu identificar o suspeito, ele já havia fugido para o Catar. Os agentes das forças de segurança locais monitoraram o rapaz por alguns dias.

Divulgação / Polícia Federal

Divulgação / Polícia Federal

Os investigadores descobriram que outro brasileiro, também mergulhador, se juntou ao capixaba e ambos compraram passagens para Bali, na Indonésia.

Com apoio da DEA (Drugs Enforcement Administration), uma estrutura de vigilância foi montada no Aeroporto de Bali. Os agentes identificaram onde a dupla estava hospedada.

Suspeitos fugiram em um veleiro para a Austrália

Uma semana depois, de acordo com as investigações, os homens embarcaram em um veleiro de um francês, acompanhados de dois tripulantes australianos. O grupo seguiu em direção a Austrália.

Segundo a Polícia Federal, não foi possível realizar o acompanhamento do veleiro em alto mar por conta da logística necessária. No entanto, no mesmo período, os oficiais indonésios perceberam que um cargueiro havia desligado o equipamento que permite acompanhar a localização dos navios, Automatic Identification System.

Divulgação / Polícia Federal

A manobra incomum chamou a atenção das autoridades locais. Uma equipe foi ao ponto onde havia sido registrado a última localização da embarcação e encontrou uma carga de 179 kg de cocaína submersa e amarrada em uma boia marítima.

Capitão James Blee foi preso na operação internacional

O veleiro foi abordado pela Polícia Federal da Austrália em Darwin. Na embarcação, apenas um dos tripulantes australianos foi encontrado, o capitão James Blee. Ele acabou preso. O filho do capitão, o segundo tripulante e os brasileiros não foram localizados. As buscas continuaram.

Corpo foi encontrado na Austrália

No dia 10 de maio, moradores da região de Newcastle, na Austrália, encontraram um homem nas imediações do porto local. A vítima, um mergulhador do Espírito Santo, estava inconsciente, com roupas e equipamentos modernos de mergulho. Apesar das tentativas para socorrê-lo, o homem acabou morrendo.

A Polícia Federal informou que, próximo ao corpo, foram encontrados pacotes impermeabilizados com 54 kg de cocaína, avaliado em milhões de reais. A partir do local da ocorrência e outras informações das investigações, a polícia australiana conseguiu encontrar outros 50 kg da droga no interior da estrutura de um navio aportado na região.

De acordo com a Polícia Federal, em breve, os nomes dos suspeitos serão divulgados e colocados na lista de foragidos internacionais da Interpol.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem