Dia mundial do sol: veja como aproveitar os benefícios da luz solar para a saúde


Na medida certa, o sol é fundamental para a manutenção da saúde física e mental. Ele melhora o humor e contribui para a prevenção de doenças como a depressão, por exemplo. Isso por que a exposição aos raios solares auxiliam a produção de endorfina e serotonina, conhecidos como os hormônios da felicidade.

O dia 3 de maio é celebrado o Dia Mundial do Sol. Para comemorar a data, a reportagem do Folha Vitória separou algumas dicas e orientações para você usufruir de toda essa energia da melhor maneira possível.

O corpo humano precisa do sol

Todos sabemos que o protetor solar é importante para evitar queimaduras, manchas e principalmente o câncer de pele em caso de longas permanências sob a luz solar. Mas também é fato que o corpo humano precisa do sol.

Ele ajuda na diminuição da pressão arterial, fortalece músculos, ossos, além do sistema imunológico. E o melhor: basta um tempo breve para colher todos esses benefícios.

A vitamina D, tão importante para a saúde dos ossos e das articulações, é ativada por meio dos banhos de sol. Ela ajuda a elevar os níveis de cálcio no corpo. Isso ajuda a prevenir a osteoporose, que se caracteriza pela perda de massa óssea, levando os ossos a enfraquecerem. 

Qual o melhor horário para tomar banho de sol?

Segundo especialistas, de maneira geral, para adultos saudáveis o ideal é tomar sol, pelo menos, três vezes por semana, sem aplicar protetor na área a ser exposta. Para quem tem a pele branca, o tempo deve ser entre 15 e 20 minutos. No caso da pele negra ou morena esse tempo pode se estender para cerca de 30 minutos.

Se o objetivo é reforçar a produção de vitamina D, deixar braços, pernas e mãos à mostra já é o bastante. Com isso, é possível proteger áreas com cabeça e rosto da luz solar.

Também é importante ficar atento aos horários de exposição. Nas temporadas mais quentes, como o verão, tomar sol entre 10h e 16h pode ser bastante nocivo. Nesse período, é grande a incidência de raios ultra-violeta B já que aumenta o risco de queimaduras, insolação e câncer de pele.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem