NOSSA BOLSA 2022: Governo do Estado lança 2º edital com 1.300 bolsas. Confira!


Oferta de bolsas para realizar o sonho da graduação sem custo. Essa é mais uma ação do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que lançou, nesta segunda-feira (02), o 2º edital do Programa Nossa Bolsa em 2022 para investir na educação e no futuro dos capixabas. É o Edital Fapes 11/2022 – Nossa Bolsa 2022/02, que oferta 1.300 bolsas para graduação, com 100% das mensalidades custeadas.

As inscrições começam no dia 1º de junho, com término no dia 12 do mesmo mês. O edital pode ser acessado clicando aqui. Por meio do arquivo, os interessados podem se preparar com antecedência para o período das inscrições.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, ressaltou que o Programa Nossa Bolsa integra o Sistema UniversidadES. "A UniversidadES é a nossa universidade estadual e o Nossa Bolsa é uma dessas importantes políticas públicas. Por meio do programa, já são mais de 15 mil bolsas ofertadas em todo o Estado, facilitando e dando a oportunidade de acesso dos capixabas ao Ensino Superior. A educação é o instrumento mais poderoso que temos para transformar a vida das pessoas para melhor", ressaltou.

Poderão disputar as bolsas os capixabas que já concluíram o Ensino Médio, por meio das notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referentes aos anos de 2020 e 2021. O novo edital de 2022 conta com o investimento de mais de R$ 67 milhões, que serão utilizados no período de até cinco anos, duração estimada dos cursos. O valor é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Secretaria da Educação (Sedu).

O processo seletivo do Nossa Bolsa 2022/02 oferta 1.300 bolsas para 40 cursos de diversas áreas profissionais, em 20 instituições de Ensino Superior, localizadas em municípios da Grande Vitória e interior do Estado.

A diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel, explicou a decisão da Fundação de lançar o segundo edital em 2022. “O nosso objetivo é dar mais oportunidade para as pessoas. Com o número de inscritos no primeiro edital deste ano, percebemos que uma grande parte da população não conseguiu ser contemplada com uma bolsa e que essas pessoas sonham em realizar a graduação e precisam dessa bolsa para concretizar seus sonhos. Por isso, mantivemos a parceria com a Sedu neste novo edital e, com isso, foi possível conseguir mais recursos para poder atender a essa demanda. Estamos muito felizes e com ótimas expectativas”, pontuou.

Quem pode participar do Nossa Bolsa 2022/02

O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o Ensino Médio em escolas da Rede Pública de Ensino ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais. O Programa integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que tem o objetivo de reunir e organizar políticas estaduais de educação profissional, de educação de níveis técnico e superior, priorizando a educação a distância, além da pesquisa, extensão e a inovação. 

O 2º edital deste ano disponibiliza bolsas integrais, que correspondem a 100% da mensalidade. O candidato deve ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2020 e 2021 e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo.

O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

De acordo com o edital de seleção, somente poderá participar do Nossa Bolsa 2022/02 o estudante que atender a uma das condições a seguir:

  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
  • Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
  • Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.

Não podem concorrer a uma das bolsas os estudantes que:

  • Já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa;
  • Já tenham concluído qualquer curso de graduação.

Serviço:

Chamada pública do Programa Nossa Bolsa 2022/02

Inscrições de 1º a 12 de junho, por meio do site: www.nossabolsa.es.gov.br

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem