GRATUITO: Inscrições abertas para projeto de introdução à computação


As inscrições para o Introcomp – Introdução à Computação, projeto que proporciona aos estudantes a oportunidade de explorar tecnologias da informação, seguem abertas até esta sexta-feira (27). O Introcomp também tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas por meio da computação, instigando a criação de características, como a criatividade e, principalmente, o raciocínio lógico.

Foram abertas 100 vagas para alunos da Rede Pública de Ensino (Estadual e Federal). A inscrição deve ser feita por meio do preenchimento de um formulário eletrônico, no link http://introcomp.pet.inf.ufes.br. A prova será aplicada no dia 04 de junho de 2022.

Parceria

Nos últimos anos, o Introcomp – Introdução à Computação vem interagindo com a Secretaria da Educação (Sedu), com o objetivo de promover o ensino de programação para alunos da Rede Estadual.

Como resultado desta parceria, este ano o Introcomp deu início a um projeto-piloto para levar a programação a mais jovens. Durante o segundo semestre do ano, o curso formou professores do Ensino Médio para que os mesmos se tornassem multiplicadores do método Introcomp.

Esses professores vão realizar edições adaptadas do primeiro módulo do curso Introcomp nas respectivas escolas, com o apoio da equipe Introcomp e da Secretaria da Educação.

Introcomp

Trata-se de uma introdução à computação, aos moldes de uma estratégia já adotada no Estados Unidos, que tem a premissa de levar o ensino de programação aos alunos do Ensino Médio, tendo como foco os alunos da rede pública. Foi promovido e criado no final de 2010 pelo Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Engenharia de Computação, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Sobre o curso

  • O Introcomp é 100% gratuito;
  • As aulas acontecem aos sábados, pela manhã, das 9h às 12h, no canal da Twitch do Introcomp: https://www.twitch.tv/introcomp;
  • O curso tem duração de, aproximadamente, cinco meses e é dividido em dois módulos: um focado nas bases da programação e outro focado em aplicações e conceitos mais avançados;
  • O Módulo Básico abrange os conceitos fundamentais de programação, dividido em dez aulas, com carga horária de 3 horas semanais, totalizando 30 horas.
  • O Módulo Avançado é destinado aos estudantes que obtiverem resultado satisfatório no primeiro módulo (média superior a 7.0) e que desejam continuar o estudo de programação de computadores, sendo dividido em seis aulas, com carga horária de 3 horas semanais, totalizando mais 18 horas.
  • Aulas extras podem ocorrer, embora não incrementem a contagem de horas para os certificados.

Saiba mais: https://introcomp.ufes.br/

 

Dúvidas: entrar em contato com a Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Sedu, pelo telefone (27) 3636-7842.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem