Inverno antecipado: ES registrou a menor temperatura do ano


O Espírito Santo registrou a menor temperatura de 2022 nesta terça-feira (10). Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a mínima foi registrada em Domingos Martins com termômetros marcando 9,2°C.

Leitores do Folha Vitória mandaram vídeos e fotos destacando o declínio dos termômetros. "Madrugada mais fria do ano nas montanhas capixabas, pessoal: oito graus às cinco da manhã aqui no China Park", registrou o empresário Valdeir Nunes, em Domingos Martins.


No vídeo, o amanhecer vem caprichado com tons de rosa.

O perfil da pousada Villa Januária, em Dores do Rio Preto, fez um registro bem-humorado já se preparando para a chegada do inverno, que começa em 21 de junho. "Treinando para o inverno: 10 graus cravados nesta manhã". 

Pousada Villa Januária em Dores do Rio Preto registrou a manhã fria - Foto: Reprodução redes sociais


Temperaturas abaixo de 20ºC em todas as regiões capixabas

Outras cidades também tiveram mínimas abaixo de 20ºC. Os dados também foram fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na Grande Vitória, Vila Velha registrou 17,7ºC. Já Vitória marcou 19,1ºC.

Na região do Caparaó, Iúna amanheceu com 11,5°C.

Já na Região Serrana, Venda Nova do Imigrante registrou 10,6º C. Alfredo Chaves teve 16,8°C e Afonso Cláudio, 13ºC.

No Sul, Cachoeiro de Itapemirim, com fama de município onde o calor impera, marcou 15,2ºC. Presidente Kennedy registrou 18,2ºC. Já Alegre teve uma manhã fria de 15ºC.

Marilândia, na Região Noroeste, amanheceu com 14,6ºC. Ecoporanga marcou 14,8ºC.

No Norte, São Mateus registrou 18,8°C.

Segundo o Incaper, por se tratar de uma estação de transição entre o verão e o inverno, o outono traz características de ambas as estações, com mudanças aceleradas nas condições do tempo.

No Espírito Santo, o período que compreende a estação começa chuvoso e termina seco. "Há ainda uma diminuição das temperaturas devido à incursão de sistemas frontais acompanhados de massas de ar frio, que vão se tornando cada vez mais intensas, no decorrer da estação, o que explica a atual situação vivenciada neste mês de maio", frisou.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem