Óculos ajudam pessoas cegas a reconhecer rostos e entender placas

Divulgação/Envision

A empresa Envision desenvolveu óculos inteligentes que combinam inteligência artificial e portabilidade para auxiliar pessoas cegas no dia a dia. O dispositivo, construído a partir do Google Glass, é capaz de reconhecer rostos e ler textos, entre outras funções. Ele tem como objetivo tornar os usuários mais independentes no dia a dia.

Os óculos smart vêm equipados com uma câmera que entende o contexto de objetos e pessoas. Um alto-falante embutido na lateral fala a informação do ambiente ao redor da pessoa para que ela saiba o que está ocorrendo.

Dispositivo possui alto-falantes embutidos e é capaz de fazer chamadas de vídeo — Foto: Reprodução/Google

Além de ajudar pessoas cegas, os óculos inteligentes também foram pensados para usuários com problemas de visão. Na parte de software, o modelo conta com um sistema que apresenta funções como a de leitura em mais de 60 idiomas, de acordo com a companhia. O reconhecimento de texto pode ser utilizado para leitura de livros e checagem de informações nutricionais de alimentos, por exemplo.

A câmera com tamanho diminuto fica localizada na lateral dos óculos. O aparelho da Envision permite que o usuário entre em contato com familiares ou amigos por meio de chamadas de vídeo, para que eles também vejam o ambiente em tempo real e possam auxiliar em algum momento de necessidade.

Este não é o primeiro dispositivo inteligente feito para pessoas cegas ou com alguma doença visual. O mercado dispõe de aplicativos como o Lookout, do Google, que é capaz de fazer a identificação de embalagens e rótulos de alimentos, além de conseguir encontrar objetos em ambientes como sala ou quarto, por exemplo.

Existe a expectativa de que os dispositivos com tais características se tornem mais comuns conforme são aperfeiçoadas tecnologias como aprendizado de máquina (o machine learning) e a inteligência artificial (AI).

Com informações de BGR


Postagem Anterior Próxima Postagem