Prefeitura de Jaguaré discute reativação do Conselho de Segurança Alimentar


Representantes do Consea – Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, do Governo estadual, ligado à Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social – Setades, estiveram reunidos com o prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, nesta quarta-feira, 18. O objetivo da reunião foi discutir a reativação do Conselho, no município.

A reunião contou com a participação da secretária municipal de Turismo, Vera Backer, do presidente do Consea Estadual, Rosemberg Moraes Caetano, do conselheiro Maxuel Miranda e do servidor público e membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Elder Langa.

Os conselhos de segurança alimentar têm o objetivo de propor políticas que contemplem a alimentação como um dos direitos humanos fundamentais e direito de todo cidadão, além de promover ações emergenciais a determinados grupos sociais enfrentando assim, a fome e a miséria. A reativação do Conselho Municipal em jaguaré é um interesse do município, para contribuir com várias famílias em risco social, segundo o prefeito Marcos Guerra.

“É preciso destacar a importância dos conselhos de segurança alimentar no combate à fome e à promoção da segurança alimentar. Nessa parceria com o conselho estadual, nós queremos retornar com a iniciativa municipal e ajudar nossos irmãos jaguarenses a conseguirem se alimentar adequadamente. A alimentação é um direito universal e vamos dar as mãos para resolver esse problema em nosso município”, afirmou o prefeito.

O presidente do Conselho Estadual, Rosemberg Moraes Caetano destacou o objetivo quanto à reestruturação do Comsea – Conselho Municipal de Segurança Alimentar. “O conselho visa discutir a segurança alimentar nutricional, desde a preparação da terra, a qualidade da semente, a distribuição e a maneira que a comida chega na mesa. Precisamos estar atentos a cada etapa da produção dos alimentos. Foi uma reunião muito produtiva. Fizemos encaminhamentos e agendas para o futuro”, ressaltou.

Uma nova reunião será realizada nos próximos dias, quando o Conselho Estadual vai apresentar proposta de regulamentação e estruturação da lei. Enquanto o município vai apresentar de que forma pode implementar o Conselho.

Fonte: PMJ


Postagem Anterior Próxima Postagem