Emissão de CNH será temporariamente suspensa no ES: saiba como fica o processo

Nova CNH — Foto: Contran/Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES) vai suspender temporariamente o serviço de triagem de processo de habilitação e emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre os dias 26 e 31 de maio.

A medida, de acordo com o Detran, será necessária para padronização do sistema e também para que documento seja emitido no novo modelo, a partir no dia 1º de junho, atendendo à resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Abertura de processos e realização de provas está mantida

Durante esse período, somente a entrega das carteiras não será realizada porque estarão sendo feitos testes de impressão do novo modelo.

Já a abertura de novos processos de CNH e a aplicação de exames teóricos e práticos estão mantidos.

Os condutores que abrirem processos durante o período de suspensão e os que ainda aguardam a emissão do documento vão receber ou acessar a CNH Digital a partir de 1º de junho no movo modelo.

Atualmente, o prazo para a emissão da carteira de habilitação é de cinco dias úteis.

O novo modelo da CNH que será emitido em todos os estados e também no Distrito Federal, tem predominância das cores verde e amarelo e trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir.

Emissão de CNH será suspensa temporariamente no ES — Foto: Detran/Divulgação

Confira outras caraterísticas da nova CNH

  • Primeira coluna terá a categoria da CNH, seguida por uma imagem do automóvel e a indicação se o dono do documento está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo.
  • Documento vai apontar se o condutor tem apenas permissão para dirigir, por meio da letra "P", ou se já possui CNH definitiva, com o uso da letra "D".
  • Modelo vai mostrar se o condutor utiliza a CNH para trabalhar, e terá um campo para apresentar possíveis restrições médicas.
  • Nova CNH mantém o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista.
  • A nova CNH mantém o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista.


Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem