Ressaca com ondas gigantes impressiona e muda paisagem em praias do Rio; veja vídeos

Passagem do ciclone Yakecan provoca ressaca nas praias do Rio — Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

A aproximação do ciclone Yakecan pelo litoral, além de trazer uma onda de frio para o Rio de Janeiro, provocou ondas gigantes de até quatro metros em várias praias do estado. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os efeitos da ressaca na Ilha do Governador; em Itacoatiara, em Niterói; em Itacuruçá, na Costa Verde fluminense; e também em Sepetiba. Nas imagens, moradores registraram a faixa de areia e até mesmo algumas ruas invadidas pela água. No Arpoador, a paisagem foi modificada com o mar indo até o muro da orla. A Marinha do Brasil informa que ondas de 2,5 a 4 metros ainda podem atingir a orla da cidade até as 21h desta sexta-feira (20). A orientação é para que as pessoas evitem proximidade com o mar por causa do alto risco de acidentes.

Na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, os impactos foram na Praia da Freguesia, onde a água chegou a entrar na rua que margeia o calçadão; na Praia da Engenhoca, que teve até um campo de futebol completamente tomado pela água; e na Praia do Zumbi, onde a faixa de areia sumiu após o avanço do mar. O mesmo aconteceu na Praia dos Bancários, que virou uma piscina após a ressaca. As imagens viralizaram nas redes sociais. Internautas dizem que o episódio já ocorreu outras vezes, nessa mesma época do ano.

Na Praia de Sepetiba, no fim da tarde desta quinta-feira, as ondas chocavam-se contra o calçadão, próximo à Ilha do Tatu. Num dos vídeos, uma van se arrisca e passa pela rua, a poucos metros do mar. A força da água é tanta que a via aparece completamente molhada nas cenas. Já a Praia de Itacoatiara, em Niterói, surpreendeu os surfistas com ondas, segundo a prefeitura, de até sete metros, e deixou banhistas em estado de alerta. Em Pedra de Guaratiba, Zona Oeste, o mar invadiu casas e comércios à beira-mar.

Em Itacuruçá, na região de Mangaratiba, na Costa Verde fluminense, as imagens mostram mesas de madeira em um deck tomadas pela água. Um posto de gasolina também aparece no vídeo em meio ao avanço do mar. Entre as imagens que surgiram nas redes, uma já foi descartada como sendo da ressaca desta semana: um vídeo gravado na altura do Posto 11 da Praia do Leblon não foi confirmado pela prefeitura como sendo desta quinta-feira. Internautas comentam que ele teria sido feito em 2019, num outro episódio.

O Centro de Operações Rio (COR), da prefeitura, recomenda que banhistas evitem o banho de mar e a prática de esportes dentro d'água. Além disso, é recomendado que não se permaneça em mirantes na orla e que pescadores evitem navegar. Em caso de algum acidente, a orientação é não entrar no mar para resgatar vítimas e acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Semana com termômetros em baixa

Segundo a estação do Inmet, a temperatura mais baixa nesta sexta-feira, no entanto, foi de 3,8 graus negativos, às 7h. Diferente de ontem, dia 19, não foi a mais baixa do país. Hoje, Urupema, em Santa Catarina, registrou 5,1 graus negativos. A cidade tem fama de estar entre as mais geladas do Brasil.

Segundo o Alerta Rio, ventos úmidos vindos do oceano influenciarão o tempo na cidade do Rio nesta sexta-feira. A cobertura do céu irá variar entre nublado e parcialmente nublado e há previsão de chuva fraca de forma isolada a qualquer momento. Os ventos estarão moderados (entre 18,5 km/h e 51,9 km/h) ao longo do dia, podendo ser fortes (entre 52 km/h e 76 km/h) pela manhã, e as temperaturas ficarão estáveis, com máxima de 24 graus.


A queda nas temperaturas é reflexo da passagem de uma massa de ar polar, vinda da Argentina, e do ciclone Yakecan, que está se afastando da costa sul do Brasil, mas tem provocado ventos de mais de 100km/h, com efeitos ainda sentidos. Os termômetros com marcações bem abaixo do comum colocou 17 estados em todas as regiões do país estão em zona de "perigo", como apontou o Instituto Nacional de Meteorologia, devido à onda de frio desta semana.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem