Russo de 21 anos é 1º acusado de crimes de guerra na Ucrânia

Procuradoria-geral da Ucrânia divulgou foto com rosto borrado de Vadim Shishimarin, militar russo acusado de matar civil na guerra Foto: Divulgação/Governo da Ucrânia

O gabinete da Procuradora-Geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, anunciou nesta quarta-feira que vai iniciar o primeiro julgamento por crimes de guerra desde o início da invasão militar russa no país. Vadim Shishimari, de 21 anos, é acusado de matar um homem de 62 anos que estava andando de bicicleta numa estrada.

O crime ocorreu em 28 de fevereiro. Conforme as autoridades ucranianas, Shishimari estava em um comboio que foi atingido durante um confronto. Em seguida, ao lado de outros quatro soldados, roubou um carro nos arredores do vilarejo de Chupakhivka, em Sumy, no Norte do país. O civil, que não teve a identidade revelada, estava andando de bicicleta na beira da estrada por onde o grupo trafegava.

Na Europa: Finlândia oficializa intenção de entrar para a Otan ‘sem demora’, e Rússia promete retaliações

"Um dos militares ordenou ao acusado que matasse um civil para que ele não os denunciasse. O homem morreu no local, a apenas algumas dezenas de metros de sua casa", informou o comunicado da procuradoria, acrescentando que um fuzil foi usado para disparar contra a vítima da janela do carro.

Ainda não há data para o início do julgamento, mas Shishimari está preso. O gabinete de Iryna Venediktova também não detalhou como o militar foi detido ou o que aconteceu com os outros russos que faziam parte do grupo. Venediktova pode ser condenado à prisão perpétua por crimes de guerra e assassinato premeditado.

Kiev e Washington acusaram repetidamente as tropas russas de cometerem crimes de guerra desde a invasão de 24 de fevereiro. O Grã-Bretanha e a Holanda enviaram investigadores de crimes de guerra à Ucrânia para ajudar equipes locais e do Tribunal Penal Internacional que investigam possíveis atrocidades, como o caso de Bucha, onde corpos de civis foram escontrados espalhados pelas ruas e em valas comuns.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem