Santa Leopoldina recebe Expo Gengibre a partir desta sexta-feira (13). Confira programação


O Espírito Santo é o Estado que mais produz gengibre no Brasil. Essa liderança é garantida pelo trabalho realizado por produtores rurais de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins. Para valorizar esse título, começa nesta sexta-feira (13) e segue até domingo (15) a Expo Gengibre – Feira da Agricultura Familiar de Santa Leopoldina, que acontece no Ginásio de Esportes da cidade.

O evento vai contar com palestras, concurso da maior raiz de gengibre da região de Santa Leopoldina, programação cultural, além da participação dos empreendedores da agricultura familiar, do artesanato, da economia solidária e de microempreendedores individuais (MEI) selecionados por meio de chamamento público, realizado pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequena Empresa e do Empreendedorismo do Estado (Aderes).  

Entre os produtos que serão ofertados estão biscoito, pão e cachaça, feito à base de gengibre, assim como o próprio gengibre cristalizado. Os visitantes também vão encontrar outros tipos de produtos, como artesanato, decoração, cosméticos naturais, embutidos, queijos, cafés especiais e muito mais. A entrada é gratuita.

O diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, destacou que a Expo Gengibre é um espaço de divulgação e venda para os empreendedores da região. Além disso, também vai proporcionar lazer e cultura para os visitantes. “O Governo do Estado, por meio da Aderes, está realizando essas feiras comerciais em várias regiões. Nosso objetivo é alcançar todos os empreendedores do Espírito Santo”, acrescentou.

O Expo Gengibre é uma realização das prefeituras de Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Governo do Estado, por meio da Aderes, além de produtores e exportadores de gengibre da região.

 

Veja a programação completa da Expo Gengibre: 

Dia 12 de maio – Quinta-Feira, em Caramuru de Baixo, Santa Maria de Jetibá

Dia Especial sobre a Produção da Cultura do Gengibre

8h30 – Recepção, cadastro e café da manhã 

9h – Abertura Oficial 

9h30 – Início das Palestras

Palestra 1. Controle das Principais Doenças da Cultura do Gengibre - Hélcio Costa (Pesquisador do Incaper)

Palestra 2. Controle Biológico das Principais Pragas da Cultura do Gengibre - José Salazar Júnior (Pesquisador do Incaper)

Palestra 3. Resíduos de Agrotóxicos e a Importância para Cadeia Produtiva do Gengibre - IDAF

10h30 – Visita na área de produção e Packing House

11h40 – Sorteio de Brindes

12h – Encerramento

 

13 de maio – Sexta-feira, Ginásio de Esportes - Santa Leopoldina 

18h –Abertura ao Público

19h – Abertura Oficial com autoridades

19h30 – Palestra sobre Aspectos Sociais e Produtivos da Cultura do Gengibre na Região Serrana do Espírito Santo – Galderes Magalhães (Engenheiro Agrônomo do Incaper)

20h – Show com Emerson Tesch – Acústico 

22h – Encerramento 

 

14 de maio – Sábado, Ginásio de Esportes - Santa Leopoldina

14h – Abertura ao Público

15h – Show com Ângelo Brito

18h30 – Apresentação Cultural do Grupo Brasil Tambores 

19h30 – Palestra sobre Produção de Gengibre aliada ao Desenvolvimento Tecnológico e Adaptações locais – João Paulo Ramos (Técnico Agrícola do Incaper)

20h – Show Moda de Viola com a dupla Thiago e Beto

22h – Encerramento

 

15 de maio – Domingo, Ginásio de Esportes – Santa Leopoldina

10h – Show Isys Narlla 

13h – Show Retrospectiva Sertaneja com a dupla Thiago e Beto

14h30 – Concurso de Maior Rizoma de Gengibre da Safra 2021/2022

15h – Show retrospectiva sertaneja com a dupla Thiago e Beto

17h – Encerramento

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem