SÉRIE D: Real e Leão têm o melhor início da história do futebol capixaba; equipes se enfrentem hoje (14) às 16h


Real Noroeste e Nova Venécia se enfrentam em mais uma partida do Brasileirão - Série D, neste sábado (14) a partir das 16h no estádio José Olimpío da Rocha, Em Águia Branca-ES

Samuel Gomes

Veja os números das participações dos clubes locais desde a primeira edição, em 2009

O Nova Venécia e o Real Noroeste seguem fazendo história e quebrando recordes para o Espírito Santo. Com o time de Águia Branca como líder e o Leão do Norte como o único invicto, o Grupo 6 do Campeonato Brasileiro da Série D 2022 ostenta o melhor início do futebol capixaba na competição nacional - 70,8% de aproveitamento.

Nos quatro primeiros jogos da Série D, o Nova Venécia (3º colocado) venceu a Ferroviária e a URT e empatou com o Bahia de Feira e a Inter de Limeira. Já o Real Noroeste (1º colocado), foi superado pelo Pouso Alegre na primeira rodada, mas venceu Caldense, Ferroviária e Inter de Limeira em sequência.

Até então, o recorde era o estabelecido pelo Rio Branco-ES na temporada 2010. Comandado por Toninho Andrade, o Brancão terminou como líder do Grupo 5. Após as mesmas quatro rodadas, o Capa-Preta havia conquistado duas vitórias, um empate e uma derrota. O aproveitamento foi igualado pelo Real Noroeste em 2020, quando o outro representante capixaba, Vitória-ES, já contava com três derrotas e um triunfo em quatro jogos.

A campanha dos times do noroeste do Espírito Santo em 2022 é ainda mais emblemática se levados em conta os compromissos pela Quarta Divisão. Em um grupo considerado difícil, o cenário atual repleto de vitórias, aliás, contrasta com o retrospecto geral do futebol capixaba. Em toda história, o Espírito Santo foi representado 19 vezes e avançou de fase somente em sete (36,84% do total)


Com três vitórias em quatro jogos disputados, o Real Noroeste do técnico Duzinho Reis só tem menos triunfo que o Amazonas, que detém o título de único clube da Série D 2022 com 100% de aproveitamento. O time de Águia Branca iniciou a competição nacional focado no Campeonato Capixaba 2022, mas se tornou líder com nove pontos.

O Real Noroeste vive uma sequência de três vitórias seguidas (recorde do Grupo 6) e tem uma média de gols de 3,75 por jogo - inferior somente a CSE, Fluminense-PI e Ferroviária, respectivamente.

- É início de competição, ainda é cedo. Temos que ir jogo a jogo com intensidade e determinação para no final conseguirmos nosso objetivo que é estar entre os quatro. Acho que esse é o mais importante. Estamos em primeiro mas por ser uma competição muito difícil, a ideia é estar entre os quatro. E estou contente também pelo Nova Venécia que também vive um bom momento com Cássio (Barros), que ainda não perdeu na Série D. Nosso próximo adversário, no sábado, e que para o estado do Espírito Santo é muito bom - declarou Duzinho Reis ao ge.

Real Noroeste x Caldense — Foto: Renan Muniz/AA Caldense

Além de ser a única equipe invicta no Grupo 6, o Nova Venécia possui também a segunda melhor defesa e segundo melhor saldo de gols da chave. Foram apenas três tentos sofridos até aqui. A equipe comandada pelo técnico Cássio Barros desde o ano passado não sofreu gols nas duas primeiras rodadas.

Há dez anos atrás, o Aracruz atingiu a marca de quatro jogos sem perder. Na Série D de 2012, antes do início da quinta rodada, o time capixaba ocupava a segunda colocação do Grupo 5 atrás do Friburguense e a frente de Nacional-MG, Guarani-MG e Volta Redonda.

- Eu vejo tanto o Nova Venécia quanto o Real em condições de brigar por uma classificação dentro do nosso grupo. O Real, além de manter a base do capixabão, conseguiu se reforçar com bons jogadores. O Nova Venécia também conseguiu manter uma boa base e, dentro do possível, buscar alguns reforços. Creio que as duas equipes têm condições de brigar até o final por vaga. - declarou Cássio Barros ao ge.

URT 0X3 Nova Venécia, 2ª rodada Série D 2022 — Foto: Thiago Felix

Experiências bem sucedidas na última divisão

O atual formato do Campeonato Brasileiro Série D, com grupos de oito clubes, passou a ser disputado desde 2020 com uma primeira fase de 14 rodadas. De 2009 até 2019, porém, o futebol capixaba estabeleceu suas melhores campanhas com Rio Branco-ES (2015), Espírito Santo (2017) e Vitória-ES (2019) alcançando as oitavas de final.

Com isto, Real Noroeste e Nova Venécia caminham para deixar para trás as melhores participações capixabas no torneio. Antes, Rio Branco-ES (duas vezes), Espírito Santo (duas vezes), Desportiva Ferroviária, Vitória-ES e Real Noroeste, no novo formato, avançaram da fase de grupos.

O Espírito Santo já viu duas equipes avançarem de fase na Série D em uma mesma temporada. Em 2017, Desportiva Ferroviária e Espírito Santo, em grupos diferentes, jogaram o mata-mata e caíram para o campeão Operário-PR. No ano seguinte, Espírito Santo e Atlético-ES, que não venceram nas quatro primeiras rodadas, foram eliminados na lanterna de seus grupos.

Desportiva Ferroviária x Operário-PR, pela Série D do Brasileirão 2017 — Foto: Bianca Machado/Operário

Em solo capixaba para a disputa da Série D 2022, o zagueiro Vinícius Leandro atualmente defende as cores do Real Noroeste, mas em 2016 fez parte da primeira participação do Santão na Quarta Divisão. Na segunda fase, a equipe acabou eliminada para o extinto J.Malucelli, do Paraná.

- Aqui o Duzinho (Reis) acredita nos jogadores e dá confiança a todos, que é o mais importante. O que tiver em melhor condição, em sua posição, ele põe para jogar. Com isso, a busca por um melhor desempenho e a entrega é o que não faltam no dia a dia do Real. Isso fez o time estar na posição que está, em busca do primeiro objetivo, que é a classificação, e posteriormente pensar no acesso. - declarou ao ge.

Vinícius Leandro, zagueiro do Espírito Santo — Foto: João Brito/Espírito Santo FC

Quem também fez história foi o goleiro Harrison, que em menos de um ano se tornou ídolo do Nova Venécia. Pelo Vitória-ES em 2019, o camisa 1 alcançou as oitavas de final, sendo eliminado para o Ituano que conquistaria o acesso à Série C.

- A Série D é um campeonato muito disputado. É muito acima do que a gente disputa aqui no estado. E o Vitória foi muito feliz naquele ano. Por um erro de arbitragem, por pouco, não conseguimos o acesso. O diferencial lá foi a união da equipe, um grupo bastante focado e determinado. Apesar de não ter grandes nomes, era um grupo que já jogava há um bom tempo junto. No Nova Venécia não é diferente. Tem uma base desde o ano passado que tem sido reforçada. O clube no extra-campo tem nos dado todo o suporte e tenho certeza que temos tudo para fazer uma campanha muito melhor do que a que participei pelo Vitória em 2019. - declarou ao ge.

As quatro primeiras rodadas dos times do ES na Série D


Fonte: Ge ES

Postagem Anterior Próxima Postagem