Vila Velha 487 anos: veja lugares para "turistar" e curtir na cidade


Vila Velha está em festa. Além das atrações no Centro da cidade, uma grande programação cultural acontece até segunda-feira (23), quando é comemorado o aniversário de 487 anos da cidade, com a celebração da Colonização do Solo Espírito-santense.

Para você que deseja conhecer melhor o município, separamos algumas dicas de passeios. Confira!

Convento da Penha

Foto: Convento da Penha

Cartão-postal de Vila Velha, o Convento da Penha é uma opção, principalmente, para quem mora no interior do Estado e quer curtir um dia de tranquilidade e paz espiritual. O local é o número um em lugares do Espírito Santo que se tem que visitar.

Além de missas, o santuário traz, ainda, vistas de Vitória e Vila Velha que só se pode ver por ali. A entrada é gratuita e há comércio nos arredores com restaurantes e lojas souvenires.

Morro do Moreno

Foto: @capixabadagema/@betovix

O Morro do Moreno é um dos mais visitados pontos turísticos da Grande Vitória. Seus mirantes naturais oferecem ao visitante um visual deslumbrante de toda Vila Velha e de parte dos municípios de Vitória e Serra.

Endereço: R. Xavantes, 262 - Praia da Costa, Vila Velha - ES, 29101-190
Funcionamento: aberto 24 horas.

Farol de Santa Luzia

Foto: Reprodução

Completando 150 anos, o Farol Santa Luzia é um belo exemplo da cultura e da história de Vila Velha e do Espírito Santo. Suas peças vieram da Escócia, em 1870, e ele foi montado em 1871, pelo Barão de Cotegipe.

O farol mede 12 metros de altura. Sua luz possui alcance de até 32 milhas marítimas, que correspondem a 51 km. Até os dias de hoje, orienta a entrada dos navios na baía de Vitória/Porto de Vitória, Tubarão e Vila Velha.

Endereço: R. Santa Luzia, 2 - Praia da Costa, Vila Velha - ES, 29101-100
Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 9h às 16h30. Já nas segundas-feiras, o local é fechado para manutenção.

Praias da Costa

Foto: viagensecaminhos.com

A Praia da Costa é um dos melhores lugares para se visitar em Vila Velha. É possível aproveitar algumas das melhores paisagens do sudeste brasileiro. Por lá, é possível nadar, surfar, mergulhar e conhecer ilhas.

Ilhas Itatiaia


Foto: Divulgação

Vila Velha é cheia de belezas. As Ilhas Itatiaia, formadas por sete ilhotas, ficam logo em frente à praia de Itapuã. Os banhistas aproveitam para relaxar nas piscinas naturais e cristalinas, onde é possível ver algumas espécies marinhas a olho nu.

As Ilhas Itatiaia ficam Vila Velha, em frente à Praia de Itapuã, próximas ao começo da Praia de Itaparica. Os barcos que levam os banhistas para o arquipélago.

Casa da Memória

Foto: Prefeitura de Vila Velha

Totalmente restaurada e reformada, a Casa da Memória conta agora com rampas e banheiros com acessibilidade aos visitantes com deficiência.

Além da acessibilidade, o espaço também passou por mudanças estruturais, como troca de telhado, impermeabilização, manutenção de portas e janelas, troca da rede elétrica e pintura.

Na Casa da Memória, o visitante tem a oportunidade de conhecer exposições que retratam a história da colonização Espírito-Santense.

A exposição permanente da Casa conta com peças históricas, como réplicas de armas, instrumentos de navegação, painéis ilustrativos, livros históricos, peças de tortura usada nos escravos, replica da Lei Áurea e da pena que a Princesa Isabel assinou a lei.

SERVIÇO
Endereço: Rua Luciano das Neves com Beira Mar. Área urbana. Prainha. (ao lado do Museu Homero Massena)
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 14h.
A entrada é gratuita.
Mais informações: (27) 3388-4344

Praia Secreta

Foto: Iures Wagmaker

A Praia Secreta, que mais parece uma piscina natural por conta de suas águas claras, foi descoberta pelos turistas há cerca de sete anos. Desde então, não é tão secreta assim! Afinal, é paradisíaca, com águas calmas e limpas, perfeitas para crianças e para tirar fotos incríveis.

O acesso não é tão simples — é preciso atravessar o buraco de um muro em um loteamento privado. O local, contudo, é público. A Praia Secreta fica na Rua Santa Alice, na Praia da Costa, perto do Morro e a pouco mais de quatro quilômetros do Centro de Vila Velha.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem