Você sabe quanto tempo vive um cachorro? Confira as diferentes raças

O porte também influencia em quanto tempo um cão vive - Shutterstock

Os cães são tão importantes em nossas vidas que nosso maior desejo seria que eles vivessem para sempre, né? Porém, ainda que isso — infelizmente — não seja possível, podemos aproveitar os anos de vida do bichinho com muito amor e diversão!

E falando em tempo... quantos anos vive um cachorro? Embora a dúvida seja comum, as respostas são muitas. Isso porque alguns fatores influenciam diretamente na expectativa de vida do animal, como raça e porte, por exemplo.

De modo geral, se o bichinho não tiver doenças e receber todos os devidos cuidados, deve viver em torno de 10 a 13 anos. Parece pouco — e é! —, mas a boa notícia é que essa idade pode aumentar bastante para cada cão.
O tempo de vida de cada raça

Cada raça tem estimativas mínimas e máximas sobre o tempo de vida e, ainda assim, isso pode variar. Olha só quanto tempo costumam viver algumas raças de cachorro:

Shih-tzu: 10 a 16 anos
Maltês: 15 a 18 anos
Lhasa Apso: 12 a 14 anos
Pinscher: 12 a 15 anos
Pug: 12 a 14 anos
Yorkshire: 12 a 16 anos
Bulldog francês: 9 a 12 anos
Dachshund: 12 a 15 anos
Labrador: 10 a 13 anos
São Bernardo: 8 a 10 anos
Rottweiler: 8 a 10 anos
Golden Retriever: 10 a 12 anos
Dálmata: 10 a 13 anos

Além da raça, o porte do animal também é um fator de peso. Assim, cães de porte grande costumam ter uma expectativa máxima de 10 anos, enquanto os menores podem chegar a até mais de 18 anos. Essa conta vale para os cãezinhos sem raça definida, viu? No entanto, estimativas não são regras e cada pet tem seu próprio tempo. Aproveite-o!
Idade canina X humana

Quando pensamos que um ser humano pode chegar até mais de cem anos, parece injustiça um cachorro viver tão pouco, né? Entretanto, a contagem da idade canina é diferente da humana. Você já ouviu falar que cada ano do animal equivalem a 7 anos humanos? Mas isso não se aplica para todo mundo, já que novamente o porte influencia na conta.

Ainda assim, vale dar uma olhadinha nesses cálculos "gerais":

Portanto, vemos que, apesar de existirem expectativas mais específicas, tudo vai depender do animalzinho e da vida que ele leva. O jeito é aproveitar cada segundo ao lado do seu pet! <3

Fonte: Alto Astral


Postagem Anterior Próxima Postagem