Conheça programas e empresas que oferecem estágios e vagas de trainee no ES


O Espírito Santo conta atualmente com vários programas e oportunidades em empresas e órgãos públicos para quem deseja se candidatar a uma vaga de estágio ou trainee.

Para concorrer, é necessário que o candidato fique atento aos processos seletivos abertos e também se cadastre nos sites das empresas.

Perfil esperado pelo mercado

A psicóloga e especialista em recursos humanos Martha Zouain trabalha com recrutamento e seleção de candidatos e disse que o que o mercado espera hoje dos candidatos é principalmente adaptabilidade e protagonismo.

"O foco está muito nessas competências comportamentais. As empresas, inclusive, estão desejosas de profissionais com esse perfil. Às vezes a vaga é aberta e são avaliadas 30, 40 pessoas e ninguém atende ao perfil. A adaptabilidade é a capacidade de lidar com as adversidades e entender o que o mercado deseja e promover as mudanças. Na sequência está o protagonismo de entender o que o mercado está esperando tecnicamente e comportamentalmente sem que ninguém precise dar esse direcionamento", disse a especialista.

Isso significa, de acordo com a psicóloga, que mesmo o profissional não sendo expert na área, ele vai desenvolver outras habilidades, mesmo que esse não seja o seu foco inicial.

Martha Zouain é psicóloga e especialista em recursos humanos — Foto: Arquivo pessoal


Como as empresas podem atrair os profissionais

Da parte das empresas, a especialista em RH disse que, para atrair e também manter os profissionais com esse perfil, a instituição também precisa ter políticas de retenção com melhores benefícios e qualidade de vida.

"Vivemos um período [a pandemia] em que viu-se a morte de muito perto e ninguém quer mais perder tempo. A gente está vivendo um período de grande renúncia e com isso tem ocorrido um grande número de demissões. Mais do que nunca os profissionais que estão felizes com as suas escolhas estão mais adaptáveis. É importante que a empresa tenha políticas de retenção como, benefícios melhores, qualidade de vida e adequação da carga de trabalho porque a maior parte dos profissionais que estão se evadindo saem em busca dessas coisas e de mais segurança e qualidade de vida", explicou.

Ficar no emprego após o estágio ou trainee é o que a maioria dos candidatos espera. Para Martha, o estagiário ou estudante que está prestes a se formar ou recém-formado precisa enxergar o que pode ter de ganhos em relação à experiência e ao futuro profissional dentro da empresa.

"É importante entender que esse pode ser o primeiro degrau para alcançar posições maiores, principalmente dentro da organização", contou.


Programas e vagas disponíveis em empresas do ES

CIEE

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) oferece orientação e também oportunidades de estágio para estudantes adolescentes e jovens por meio do Programa Adolescente Aprendiz e Programa de estágio. Atualmente, o CIEE-ES está com 138 vagas de estágio abertas, sendo 111 para início imediato em áreas de nível superior e 27 vagas para nível médio e técnico. Os interessados devem se inscrever pelo portal do CIEE.

Jovens Valores

O Jovens Valores oferece oportunidades de estágio para alunos dos ensinos médio, técnico e superior em diversos órgãos do governo do ES, com grande chance de entrada no mercado de trabalho. Atualmente, são mais de 1.500 vagas distribuídas em órgãos da administração direta e indireta, em diversos municípios do estado. Para se inscrever, basta acessar o site e preencher o cadastro on-line. O estágio tem carga horária de 20 horas semanais, bolsa mensal no valor de R$ 657,10 e auxílio para transporte.

Para concorrer à vaga, o candidato precisa ter no mínimo 16 anos, estar matriculado e frequentando regularmente uma instituição de ensino e não ter vínculo empregatício. Os cursos mais demandados são publicidade e propaganda, design gráfico, jornalismo, marketing, engenharia, arquitetura e urbanismo, técnico em rádio e televisão, técnico em informática e técnico em multimídia.

Vale

O programa de estágio da Vale busca candidatos e candidatas que, segundo a instituição, "representem a diversidade do Brasil e que tenham muita vontade de aprender e evoluir junto com a empresa". As inscrições estão abertas entre os dias 24 e 28. Em todo o país são mais de 700 vagas, sendo 146 no ES .

Este ano, os inscritos no programa terão acesso a uma plataforma de realidade virtual e, por meio dela, poderão navegar com avatares pelas principais carreiras da empresa durante o processo seletivo. A carga horária de estágio é de até 6h. As vagas contemplam três formatos de trabalho: presencial, remoto com acesso frequente às unidades da Vale ou remoto com acesso eventual às unidades da empresa. As especificações de cada vaga estão no site da empresa.

As oportunidades são para cursos como engenharia, tecnologia, geologia, administração, comunicação, psicologia, direito e economia. A previsão de contratação é a partir de setembro por um período de até dois anos.

XP

A empresa de investimento XP está com mais de 100 vagas abertas em seu programa de estágio para diferentes áreas da empresa, com início no mês de agosto. As inscrições vão até o dia 3 e são direcionadas a estudantes que estejam atualmente matriculados em curso de graduação com previsão de formatura entre julho de 2023 e julho de 2024. Os candidatos precisam ter disponibilidade de 30h semanais para o estágio. As oportunidades são para trabalho remoto e estudantes de qualquer parte do país podem se candidatar.

Além da uma bolsa-auxílio, os selecionados também vão contar com bolsa extra semestral, auxílio refeição, plano médico, desconto em academias de ginástica, plano odontológico e auxílio home office mensal, além de auxílio móveis e auxílio creche. As inscrições podem ser feitas no site da empresa ou na página do Linkedin.

Arcellor

A produtora de aço ArcelorMittal Tubarão informou que "valoriza a diversidade e a inclusão e busca talentos que estejam alinhados com seus valores de sustentabilidade, segurança, qualidade e liderança e que pessoas dispostas a serem protagonistas de suas histórias, que abracem as oportunidades oferecidas para aprender, crescer e evoluir e que estejam determinadas a criar aços inteligentes para um mundo melhor".

No momento, a Arcellor não tem vagas abertas para estágio e trainee, porém, a orientação para os candidatos interessados em alguma oportunidade é que eles preencham o cadastro on-line e o mantenham sempre atualizado. Isso porque os responsáveis por recrutamento e seleção da empresa ficam sempre atentos a esse banco de dados.

Da Redação com G1


Postagem Anterior Próxima Postagem