COVID-19 | Superintendência Regional de Saúde Norte alinha ação dos municípios para realização de testagem


Representantes da SRS Norte se reuniram com coordenadores municipais da APS, Vigilância Sanitária e dos hospitais da região


Com o aumento de casos provocados pela quinta onda da Covid-19 no Estado, a Superintendência Regional de Saúde Norte (SRS Norte) recomendou a ampliação da testagem para a população da região em encontro ocorrido entre representantes do Núcleo de Vigilância em Saúde e da Atenção Primária à Saúde (APS) da SRS Norte e coordenadores municipais da APS, Vigilância Sanitária e dos hospitais da região.

O chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde da SRS Norte, Jean Eduardo Matachon, explicou que a população não pode se acomodar com a Covid-19. “A Covid não acabou e não podemos subestimar os sintomas da doença. A preocupação aumenta devido ao crescimento de casos nas últimas semanas e o aumento das doenças respiratórias causados pelas quedas de temperatura”.

Ainda segundo ele, mesmo que os casos de Covid sejam leves ou moderados, isso poderá sobrecarregar serviços de saúde como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais do Norte.

“Temos que testar os pacientes em todos os lugares e a pessoa deve ser testada quando sentir qualquer sintoma. Precisamos rastrear os casos, monitorar os suspeitos, fazer a busca ativa, enfim, agora é o momento de reativar a testagem em toda região”, ressaltou.

A Secretaria da Saúde (Sesa) vai enviar nova remessa de testes de Covid para a SRS Norte nos próximos dias. Para os locais que ofertam teste de RT PCR, o agendamento deve ser feito no site www.agendamento.saude.es.gov.br. Já para locais com agendamento de Teste Rápido de Antígeno, a consulta deverá ser realizada no site Vacina e Confia ES www.vacinaeconfia.es.gov.br/cidadao.


Assessoria de Comunicação da Sesa


Postagem Anterior Próxima Postagem