VÍDEO: Ucrânia mostra ataque poderoso contra tropas russas no leste e no sul do país



Tropas
ucranianas tentaram empurrar para trás as forças russas no leste e no sul do país, palco de lutas ferozes por semanas, em uma guerra que afeta seriamente o abastecimento mundial de grãos.

A França ofereceu ajuda para garantir o acesso ao porto ucraniano de Odessa, no Mar Negro, para aliviar essa pressão que está provocando inflação e ameaça causar escassez de alimentos em todos os continentes.

O Estado-Maior do exército ucraniano indicou no Facebook que havia atingido “posições russas” em cinco cidades de Kherson (sul), uma das primeiras regiões a cair sob o controle de Moscou após o início da invasão, em 24 de fevereiro.

A ofensiva, que foi repelida em outras partes da Ucrânia, está atualmente concentrada no sul e leste do país, especificamente em Donbas, composta pelas províncias de Lugansk e Donetsk e parcialmente controlada por rebeldes pró-russos desde 2014.

A luta se alastra sobretudo em Severodonetsk e na vizinha Lysychansk, posições-chave na conquista deste território.

As tropas russas já controlam parte desta antiga zona industrial e, segundo o governador de Lugansk, Sergei Gaidai, destruíram o Palácio de Gelo de Severodonetsk, um dos símbolos da cidade.

Vídeo:

Fonte: IstoÉ


Postagem Anterior Próxima Postagem