Escolas participantes do programa Música na Rede recebem novos instrumentos


Escolas da Rede Estadual participantes dos projetos Banda nas Escolas e Orquestra de Violões nas Escolas estão recebendo, por meio do programa Música na Rede, novos instrumentos de sopro e percussão. Além disso, o programa também está efetuando a manutenção dos instrumentos que já são utilizados pelos estudantes.

Só em 2022, foram entregues 126 instrumentos novos e 156 foram reformados. Ainda para este ano está prevista a entrega de mais de 100 violões para as escolas participantes do projeto Banda nas Escolas. No projeto Orquestra de Violões nas Escolas já foram adquiridos 208 violões. Além desses, está prevista a aquisição de mais 600 violões, que serão entregues ainda em 2022. Com isso será possível a ampliação de escolas atendidas e do número de vagas ofertadas em cada escola.

O técnico educacional da Sedu, Marcos Valério Guimarães, ressaltou que a parceria firmada com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) é fundamental para o projeto. “Com a parceria tem sido viável a reforma de instrumentos musicais de diversas escolas, bem como a aquisição de novos instrumentos, todos de boa qualidade, melhorando significativamente a qualidade do ensino musical nas escolas públicas estaduais participantes do programa Música na Rede”, disse.

Já receberam novos instrumentos a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Angélica Paixão, de Guarapari; EEEFM Lyra Ribeiro Santos, de Guarapari; EEEFM Professora Filomena Quitiba, de Piúma; EEEFM Coronel Antônio Duarte, de Iconha; EEEFM Ary Parreiras, de Cariacica; Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Fernando Duarte Rabelo, de Vitória; EEEFM Hunney Everest Piovesan, de Cariacica; EEEFM São João Batista, de Cariacica; EEEFM João Crisóstomo Belesa, de Cariacica; EEEFM Gisela Salloker Fayet, de Domingos Martins; e EEEFM Álvaro Castelo, de Brejetuba.

O regente musical Lucas Pereira de Oliveira, que atua na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Domingos José Martins, de Marataízes, agradeceu a reforma dos instrumentos de sopro e a aquisição dos novos instrumentos de percussão que foram adquiridos. “Todo esse investimento em nossa banda é extremamente importante para o desenvolvimento da educação musical com nossos jovens, visando o resgate da tradição da banda na escola”, disse.

Música na Rede

O programa Música na Rede é uma iniciativa da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e a Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que engloba os projetos Bandas nas Escolas, Corais nas Escolas, Orquestras de Violões nas Escolas e Orquestra Sinfônica Jovem.

Tem como objetivo ofertar o acesso à educação musical, por meio do ensino coletivo, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento social e comportamental de estudantes da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, possibilitando, assim, a formação, difusão e valorização da música de concerto, envolvendo jovens da Rede Pública Estadual de Ensino, além de realizar pesquisa que avalie os impactos correspondentes, tanto para os alunos da Rede Estadual quanto para as políticas públicas de educação.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem