Golpe do empréstimo: quadrilha suspeita de lesar pensionistas do INSS no ES é identificada

Investigações apontaram que a organização era responsável por fabricar as identidades falsas e aplicar os golpes — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Investigações da Polícia Civil identificaram seis pessoas suspeitas de integrarem uma organização criminosa especializada na contratação de empréstimos consignados em nome de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Espírito Santo.

Uma integrante, Taymara Pires Ribeiro, havia sido presa, em flagrante, no dia 16 de fevereiro, dentro de uma agência bancária no bairro Muquiçaba, em Guarapari.

Segundo a polícia, as investigações apontaram que a organização era responsável por fabricar as identidades falsas e aplicar os golpes.


Durante análise das mensagens entre os suspeitos, foram verificados R$ 200 mil obtidos por meio de cinco empréstimos, de acordo com a polícia.

Segundo o delegado Guilherme Eugênio, não é possível precisar todo o valor tirado das contas das vítimas.

De acordo com as investigações, o líder é o pastor Juacy Ribeiro da Silva. Rosendo dos Santos é o segundo no comando do esquema. A polícia disse que eles recrutaram Taymara, Antônio Robson Santiago da Costa, Uarison Oliveira Menezes e Juliana Teixeira de Melo.

Eles fizeram pelo menos 18 vítimas, segundo a polícia.

Rosendo e Uarison possuem mandados de prisão em aberto e são considerados foragidos da Justiça. Segundo a polícia, alguns suspeitos estão escondidos no Espírito Santo e no Distrito Federal.

Até a última atualização deste texto, a reportagem não havia obtido contato com os investigados ou as defesas deles.

Da Redação com G1


Postagem Anterior Próxima Postagem