Peixes extintos: confira 7 espécies que não existem mais

7 espécies de peixes que foram extintas da Terra (Foto: YOUSEF ALHAQAN/ Pixabay/ CreativeCommons)

É muito difícil saber se um peixe está realmente extinto ou se ainda existem exemplares escondidos em algum corpo d'água, principalmente quando falamos de espécies marinhas que podem ser encontradas em todos os oceanos. Por esse motivo, várias espécies demoram décadas para serem consideradas extintas. Confira algumas abaixo!

1. Peixe-mão liso - Sympterichthys unipennis

O peixe-mão liso não é avistado desde 1802, quando o biólogo francês François Péron ajudou a capturar um exemplar perto da costa da Tasmânia para levá-lo ao Museu de História Natural de Paris.

2. Peixe-espátula chinês - Psephurus gladius

O peixe-espátula chinês existia há pelo menos 200 milhões de anos. A espécie, que chegava a até 7 metros de comprimento, sobreviveu a mudanças e desastres extremos, como a extinção em massa que matou os dinossauros e répteis marinhos. Contudo, o animal não sobreviveu à idade contemporânea. Nativo do rio Yangtzé, o terceiro mais longo do mundo, localizado na China, foi visto pela última vez em 2003.

Peixe-espátula chinês encontrado em 1993 (Foto: Wei Qiwei/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

3. Blackfin cisco - Coregonus nigripinnis

Parente do salmão e da truta, o blackfin cisco já foi abundante nos Grandes Lagos da América do Norte, mas a combinação entre pesca intensiva e inserção de espécies predadoras exóticas fez com que o peixe fosse declarado extinto. O último exemplar foi visto em Ontário, no Canadá, em 2006.

4. Blue walleye - Sander vitreus glaucus

Também conhecido como blue pike, esse peixe foi pescado intensamente nos Grandes Lagos desde o final do século 19 até meados do século 20. O último espécime conhecido foi avistado no início dos anos 1980. Contudo, não foi apenas a pesca excessiva que levou ao seu desaparecimento. A introdução de uma espécie invasora, a rainbow smelt, e a poluição industrial também estão entre os fatores que levaram à sua extinção.

5. Donzela de Galápagos - Azurina eupalama

Foi nas Ilhas Galápagos onde Charles Darwin desenvolveu grande parte das bases para a teoria da evolução. Hoje, este arquipélago distante abriga algumas das espécies mais ameaçadas do mundo. Diferente de outros animais da região, a donzela de Galápagos não foi vítima da ação humana. O aumento temporário na temperatura da água local, resultado das correntes do El Niño no início dos anos 1980, reduziu drasticamente as populações de plâncton, principal alimento dessa espécie.

Documentos da Expedição Hopkins Stanford em Galápagos 1898-1899 (Foto: Domínio Público/ WikimediaCommons)

6. Peixe branco do lago de Genebra - Coregonus hiemalis

Este parente do salmão foi pescado em excesso no final do século 19 e praticamente desapareceu no início da década de 1920. Foi visto pela última vez em 1950 e não há espécimes em exibição ou em armazenamento em nenhum dos museus de história natural do mundo.

7. Peixinho de Tecopa - Cyprinodon nevadensis calidae

O peixinho de Tecopa é uma subespécie extinta que era muito tolerante a variações de temperatura e vivia nas fontes termais do deserto de Mojave, na Califórnia. Modificações de habitat e a introdução de espécies não nativas levaram à sua extinção por volta de 1970.

Fotografado por Phil Pister e publicado no livro 'Endangered Wildlife of California' na década de 1970 (Foto: Domínio Público/ WikimediaCommons)

Fonte: Casa e Jardim


Postagem Anterior Próxima Postagem