Idaf abre consulta pública para cadastro de Unidades de Tratamento de Esterco de aves


O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) disponibilizou para consulta pública a normativa que trata do cadastro de Unidades de Tratamento de Esterco (UTE) e do trânsito intraestadual de esterco não tratado de aves.

O documento está disponível no site do Idaf (www.idaf.es.gov.br) e pode ser consultado entre os dias 2 e 16 de junho. As sugestões podem ser feitas por representantes do setor produtivo e da sociedade em geral, por meio do formulário: https://forms.gle/vcuaywjtstGeKepr6.

De acordo com o coordenador do Programa de Sanidade Avícola do Idaf, o médico-veterinário Leandro Marinho, como o esterco é um transmissor de doença, é necessário um tratamento adequado. “Além disso, a normatização visa permitir rastreabilidade no trânsito desses materiais, de modo que, caso haja ocorrência de doenças, como Influenza Aviária, Newcastle, entre outras, o órgão de defesa sanitária tenha condições e informações suficientes para atuação. Vale lembrar que o trânsito do esterco pode acontecer apenas dentro dos limites do município”, explicou Marinho.

Todas as UTEs que recebem esterco não tratado de outras propriedades deverão estar cadastradas no Idaf para funcionamento. As UTEs em operação deverão solicitar o cadastro no Idaf, no prazo de 180 dias consecutivos, a partir da publicação da normativa.

Clique aqui para acessar diretamente a minuta da Instrução Normativa e participar da elaboração deste instrumento.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem