Mãe que estuda gastronomia e cuida de seis filhos com renda de R$ 400 consegue emprego em restaurante

Apesar das dificuldades, a capixaba Vanessa dos Santos, de 41 anos, entrou em uma faculdade de gastronomia para garantir a boa alimentação dos filhos — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Vanessa dos Santos, de 41 anos, que concilia os estudos em gastronomia com os cuidados de seis filhos em uma casa sem banheiro e itens básicos como geladeira e guarda-roupas, em Vila Velha, na Grande Vitória, conseguiu um emprego.

Ela contou que, após reportagem publicada pelo g1 neste domingo (26), o proprietário de uma nova rede de restaurantes de um shopping a convidou para trabalhar como auxiliar de cozinha. A nova etapa começa já nesta terça-feira (28).

Há quatro meses ela precisou sair do último trabalho por ser em horário noturno e não ter como deixar as crianças sozinhas. Este, agora, já não é mais um problema.

"Fiquei sem chão de tanta emoção. Me ligaram falando que tinham visto a matéria e estavam interessados. Eu já começo amanhã e vou trabalhar durante o dia. Depois vou poder ficar com os meus filhos. Era muito perigoso deixar eles sozinhos", comemorou Vanessa.

Vanessa realiza um curso de gastronomia à distância, para buscar não apenas o sonho profissional mas também garantir uma alimentação saudável para os filhos.

Ela comemorou o fato de agora, como auxiliar de cozinha, poder adquirir experiência na área em que quer seguir carreira.

"É uma porta que se abre, uma ajuda que caiu como presente de Deus, porque vai me ajudar não só financeiramente, mas também me dar prática, vou aprender o que tanto busco para minha vida. Vou dar o meu melhor para permanecer lá, segurar essa oportunidade", contou Vanessa.

Doações salvaram família da fome

Vanessa e os filhos com uma renda de R$ 400 de um auxílio federal e doações de igreja.

O custo de vida cada vez maior, contudo, despertava nela um medo de não conseguir sustentar a alimentação das crianças e ter que abandonar o sonho de se formar.

"Está difícil. Não está fácil não. Eu tento sustentar meus filhos e concluir a faculdade, para ser uma gastrônoma. A previsão para me formar é em 2023", disse Vanessa.

Apesar de presente, a dificuldade agora vai ser enfrentada também com o novo emprego, além da perseverança de toda a família de Vanessa, representada pela pequena Maíla dos Santos, de quatro anos.

"Eu falo para ela [Vanessa] como as coisas vão melhorar direito. Todas as coisas. Elas mudam e ficam melhores", disse Maíla.

Maíla dos Santos, de quatro anos, é uma das filhas da capixaba Vanessa dos Santos — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Da Redação com G1


Postagem Anterior Próxima Postagem