Médicos implantam em paciente orelha feita em impressora 3D usando células humanas

Implante utilizou células do próprio paciente - KRISTI BRUNO/CONGENITAL EAR INSTITUTE/AFP - 31.05.2022

Uma equipe médica americana anunciou nesta quinta-feira (2) ter implantado pela primeira vez uma orelha humana criada a partir de células de uma paciente com uma impressora 3D. O procedimento pode ajudar pessoas que sofrem de uma rara malformação de nascença.

A operação foi realizada no âmbito de um ensaio clínico — que inclui 11 pacientes na Califórnia e no Texas — destinado a avaliar a segurança e a eficácia desse tipo de implante para aqueles afetados pela microtia, condição em que o ouvido externo não se desenvolve corretamente.

O implante, que recebeu o nome de AuriNovo, foi desenvolvido pela empresa 3DBio Therapeutics, e a cirurgia foi realizada por Arturo Bonilla, fundador de um instituto especializado no tratamento dessa malformação, em San Antonio, Texas.

“Como médico que tratou milhares de crianças afetadas pela microtia em todo o país e o mundo, eu me sinto empolgado com essa tecnologia e o que ela poderia significar para os pacientes e suas famílias”, declarou o cirurgião, citado em um comunicado da empresa.


O procedimento é realizado com células da cartilagem da orelha do próprio indivíduo. Elas são cultivadas para que se obtenha uma quantidade suficiente e mescladas com um hidrogel de colágeno. Essa mistura é usada para imprimir o implante.

Bonilla espera que esse implante possa algum dia substituir os tratamentos existentes, que envolvem a extração de cartilagem das costelas ou o uso de uma substância chamada polietileno poroso.

Cerca de 1.500 bebês sofrem de microtia nos Estados Unidos a cada ano, segundo a empresa. Se não apresentarem problemas de saúde, essas crianças poderão viver normalmente, mas algumas não lidam bem com os olhares das pessoas.

Fonte: R7


Postagem Anterior Próxima Postagem