Moradores têm rodas de carros furtadas após interdição de garagem de condomínio

Rodas de carro de morador do Residencial Mochuara foi levada por criminosos — Foto: Reprodução/TV Gazeta


Moradores do condomínio Residencial Mochuara, em Cariacica, na Grande Vitória, convivem com furtos aos veículos que precisam ficar estacionados nas ruas desde março de 2021, após interdição da garagem do condomínio por risco de desabamento.

Nos últimos dias, ao todo três carros tiveram as quatro rodas furtadas. O morador Fabiano Alves de Oliveira relatou que outros crimes também tiraram a paz de quem reside na região.

"Teve a questão de uma moradora que teve o vidro quebrado, levaram os pertences dela, com certeza algo de valor. Também teve moto levada, e não é a primeira vez que acontece. E esses três carros que tiveram as rodas roubadas. Não temos a liberdade de ir e vir, não nos sentimos seguros para chegar com a família... temos que estar sempre atentos, desconfiar de tudo e todos", afirmou.

Sob a alegação de risco estrutural, apenas a garagem do condomínio foi interditada e desde então todos os veículos que estavam no local precisaram ser retirados. Os moradores então tiveram que encontrar vagas nas ruas.

"Tem um ano que estamos sem a garagem. Há outros anos ficamos também sem garagem, e agora mais uma vez estamos reféns da insegurança. A PDG [construtora] já perdeu na Justiça, ficou de colocar estacionamento, segurança, e não colocaram. A gente perdeu a nossa vida social ", disse a bancária Sueli Majewski, também moradora do condomínio.

O filho do aposentado Gladson Eron teve a moto roubada há quatro meses. O veículo ainda estava sendo pago. Uma câmera de videomonitoramento flagrou o momento em que um criminoso realizou o furto.

"Ele saiu para curtir o carnaval e deixou a moto estacionada, aqui em frente, por não ter vaga lá dentro. Quando ele desceu para pegar a moto, já não estava lá. E aí, com as imagens, mostrou que levaram a moto dele e ficou só com o carnê para pagar", contou o pai da vítima.

Histórico de interdições

Além da interdição em 2021 a garagem também teve a utilização proibida em 2016, devido a problemas estruturais.

À época, a Justiça determinou que a construtora PDG disponibilizasse segurança e uma área para os mais de 680 carros dos moradores, mas de acordo com eles o espaço alugado foi bem menor.

Edifício garagem de prédio foi interditada em 2016 — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Nova vistoria será feita

A advogada do condomínio, Mônica Vieira, afirmou que a construtora realizou novas intervenções na garagem e que, nesta sexta-feira (10), dois laudos realizados por equipes terceirizadas pelas partes envolvidas foram entregues à Prefeitura de Cariacica, para que uma nova vistoria seja feita pela Defesa Civil.

"Hoje nós temos dois laudos, um feito pela empresa contratada pelo condomínio, que diz que existem sim problemas estruturais, e existe um laudo da construtora, informando que a obra que eles fizeram nesse período é suficiente para desinterdição da garagem", disse a advogada.

Garagem do Residencial Mochuara está interditada — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A Defesa Civil de Cariacica informou que recebeu a solicitação da síndica do Residencial Mochuara e fará uma nova vistoria no local por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) e com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea/ES), mas ainda sem data para acontecer.

O g1 entrou em contato com a construtora PDG e não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.

Sobre os crimes que ocorrem na região, a Polícia Militar disse que "realiza patrulhamento preventivo na região, além de abordagens a indivíduos suspeitos".

A PM informou que conta também com a contribuição da comunidade para denunciar qualquer atividade suspeita pelo Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), por meio do número 190.

Da Redação com G1


Postagem Anterior Próxima Postagem