'Nosso campo de concentração': forças russas prenderam mais de 300 ucranianos em porão por um mês

Trincheiras cavadas por soldados russos do lado de fora da escola que eles usavam como base, enquanto mantinham mais de 300 civis prisioneiros em seu porão durante a maior parte de março Nicole Tung / New York Times

Mais de dois meses depois que os moradores de Yahidne derrubaram a porta trancada do porão onde o Exército russo os mantinha reféns, a vila está sendo reconstruída, mas as memórias permanecem frescas — e profundamente dolorosas.

Em 3 de março, oito dias após o início de invadir a Ucrânia, as forças russas invadiram Yahidne, uma vila na estrada principal ao norte de Kiev. Por quase um mês, até 31 de março, quando as tropas ucranianas libertaram a cidade, mais de 300 pessoas, 77 delas crianças, ficaram presas em várias salas do porão frio e úmido da escola da aldeia – um escudo humano para as tropas russas ali instaladas.

Dez dos cativos morreram. Entre os presos estavam um bebê e um idoso de 93 anos, segundo promotores ucranianos.

— Este é o nosso campo de concentração — disse Oleh Turash, de 54 anos, um dos presos, que ajudou a enterrar as pessoas que morreram lá.

Na maior parte do tempo, praticamente não havia luz. Apesar do clima gelado do inverno, disse ele, as pessoas estavam tão apertadas que o calor do corpo era todo o calor de que precisavam.

Porém, nunca havia oxigênio suficiente para respirar normalmente, fazendo com que algumas pessoas desmaiassem e outras, principalmente mais velhas, sofressem alucinações.

— Eles começaram a balbuciar sobre a necessidade de plantar batatas e outras coisas que não podiam fazer — disse Ivan Petrovich, zelador da escola.

Turash dormia no quarto maior. Tinha a única fonte de ar, um pequeno buraco que as próprias pessoas fizeram, disse Petrovich. Um balde estava do outro lado da sala, um banheiro improvisado para crianças e outros que não podiam esperar até de manhã, quando havia esperança de que os soldados russos deixariam as pessoas usarem os banheiros comuns.

Um registro na porta da sala maior mostrava que 136 pessoas haviam ficado lá, nove delas crianças. Originalmente, o número era de 139, mas foi riscado por causa de três mortes, disse Turash.

— Três pessoas morreram ao meu redor — disse sua mãe de 73 anos, Valentyna, que quebrara o braço direito ao descer as escadas para o porão, mas não recebeu tratamento médico. — Ainda estou com muita dor e não consigo usar meus dedos tão bem quanto costumava.

Valentyna disse que a sala onde ficou estava tão lotada que não havia espaço para ela se mexer.

— Passei 30 dias assim, quase sem me mexer— disse ela, agachando-se no chão. — Duas vezes perdi a consciência por falta de oxigênio, mas meu filho bateu na porta para me tirar. Graças a Deus eu sobrevivi.

Petrovich e Turash trouxeram giz de cera para as crianças desenharem. No interior, desenharam um mural na parede composto por bandeiras ucranianas, corações, sóis e borboletas. No topo, uma criança escreveu: “Sem Guerra!!!”.

Desenhos de giz de cera das crianças em uma sala onde alguns dos aldeões foram mantidos. À esquerda, uma das crianças escreveu “Sem Guerra!” — Foto: Nicole Tung / New York Times

Em uma sala menor, de cerca de 7,6 por 3 metros, havia outra contagem de corpos alterada: 22 pessoas, incluindo cinco crianças, foram escritas a lápis. Com giz de cera azul marinho, alguém mudou o número para 18.

Em uma parede havia um registro dos mortos e a data em que morreram. Um homem, Anatoly Shevchenko, tinha um ponto de interrogação ao lado de seu nome. Seu destino ainda é um mistério.

A cada poucos dias, se os presos tivessem sorte, os russos lhes dariam permissão para levar os corpos para a sala das caldeiras da escola, geralmente vários ao mesmo tempo.

Era também ali que obtinham água potável.

Os homens passavam por uma abertura e desciam uma escada até uma linha de esgoto, onde buscavam água usada em horários normais para o sistema de aquecimento da escola. Uma vez que eles pegavam a água, eles a ferviam sobre a chama aberta que costumavam cozinhar, quando podiam.

— Imagine, havia cadáveres aqui nesta mesa — disse Turash. — E ao lado dos cadáveres, estávamos fervendo a água que bebíamos.

A certa altura, os soldados russos recrutaram Turash e outros para cavar um poço de pelo menos 3 metros de profundidade ao lado da sala das caldeiras.

— Achei que estava cavando minha própria cova — contou ele.

Em vez disso, os russos acabaram instalando um gerador lá.

Locais para dormir improvisados para alguns dos 300 aldeões que foram mantidos no porão — Foto: Nicole Tung / New York Times

A cada semana mais ou menos, depois de algumas negociações, os soldados concediam a Turash permissão para enterrar um morto do lado de fora em uma vala comum. Eles o acompanhavam, assim como todos os aldeões que obtinham permissão para sair do porão, com suas Kalashnikovs levantadas. Os moradores foram capazes de obter suprimentos alimentares intermitentes e inconsistentes sob a vigilância dos soldados.

Do lado de fora, a escola estava cercada por posições de tanques russos. Os soldados derrubaram árvores da floresta atrás da escola e cavaram trincheiras para si mesmos, roubando tapetes das casas das pessoas para colocar dentro das casas de barro. Turash reconheceu suas próprias botas nos pés de um soldado.

Os ocupantes disseram a alguns moradores que havia planos de trazê-los para a Rússia.

— Eles nos disseram: "os homens irão para Tyumen para trabalhar na produção de madeira e as mulheres serão enviadas para outra parte da Rússia para trabalhar na limpeza de peixes" — disse Ekaterina Balanovych, referindo-se a uma cidade no Oeste da Sibéria.

Em 30 de março, quando as forças russas começaram a recuar do norte, os soldados trancaram a porta e ordenaram que não saíssem.

Naquela noite, os aldeões arrombaram a porta e rapidamente perceberam que os russos haviam partido. Mas eles podiam ouvir a luta pesada nas proximidades, e a maioria permaneceu dentro, esperando para ser resgatada.

No entanto, eles encontraram um telefone antigo, disse Balanovych, e alguém conseguiu falar com um dos soldados ucranianos.

— Quando nossos meninos chegaram, ficamos tão felizes, os abraçamos e choramos — disse ela. — Eles trouxeram pão. Fazia um mês que não víamos uma migalha de pão.

Mais de dois meses depois, no entanto, Yahidne está longe de voltar ao normal. A escola está muito danificada, talvez sem conserto. Os tanques destruídos e os veículos blindados foram rebocados, mas as evidências da ocupação — habitações subterrâneas, incêndios recentemente apagados e os pertences espalhados das pessoas forçadas a viver no porão — permanecem.

Alguns, como Petrovich, parecem estar sofrendo de depressão ou algum tipo de estresse pós-traumático.

— Após dois meses, ainda estamos em choque — disse ele. — Ainda há muito trabalho para fazer em casa, mas você não consegue levantar a mão. É assustador.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem