Nova Venécia e municípios da Região Norte de Saúde recebem veículos de transporte sanitário


Os 14 municípios que compõem a Região Norte de Saúde do Espírito Santo receberam, nessa sexta-feira (10), novos veículos de transporte sanitário. A entrega aconteceu durante agenda oficial em Pedro Canário, com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande. Os veículos vão beneficiar mais de 420 mil habitantes dos municípios localizados nas microrregiões Nordeste e Noroeste.

Foram contemplados, com um veículo cada, os municípios de Água Doce Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Vila Pavão, além de São Mateus, que recebeu dois automóveis, por ser o município com mais de 75 mil habitantes.

Em sua fala, o governador destacou o trabalho desenvolvido pelo Estado para a melhoria do atendimento da população na área da saúde no interior do Estado. “Desde o início do nosso mandato estamos fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). A descentralização dos serviços de saúde é uma forma de fortalecimento. Contudo, alguns serviços ainda dependem de deslocamento, por isso esses veículos são essenciais para transportar os pacientes com mais segurança e conforto”, comentou.

Os automóveis, do modelo Ford Transit Minibus, com capacidade para até 16 passageiros, foram adquiridos pelo Governo do Estado. No total, foram adquiridas 89 vans, no valor de R$ 23,4 milhões, que serão destinadas ao programa de apoio aos 78 municípios capixabas na melhoria do transporte eletivo. 

“As vans vão garantir o transporte adequado dos pacientes que precisam fazer consultas, exames e cirurgias no norte do Estado, com o aumento de especialidades ofertadas no Centro Regional de Especialidades de São Mateus, com a realização de cirurgias eletivas nos hospitais estaduais Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, e Alceu Melgaço Filho, em Barra de São Francisco, além do serviço de oftalmologia oferecido em Conceição da Barra, que já atendeu mais de 20 mil pessoas”, afirmou o superintendente regional de saúde do Norte, Edilson Monteiro.

Câmaras de refrigeração

A cerimônia contou ainda com a entrega de novas câmaras de refrigeração aos municípios da Região Norte de Saúde. As novas câmaras têm como objetivo fortalecer o Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, da Secretaria da Saúde (Sesa), assim como a imunização regional e municipal, com a estruturação da Rede de Frio das cidades, de forma a promover a resposta qualificada e efetiva dos serviços de imunização para o enfrentamento à Covid-19 e demais doenças imunopreveníveis.

O investimento faz parte de incentivo financeiro do Ministério da Saúde, da ordem de R$ 2 milhões, para a estruturação de unidades da Rede de Frio e para a Vigilância Epidemiológica da Síndrome Gripal municipais, conforme planejamento do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis. Receberam as câmaras os municípios de Nova Venécia, Jaguaré, Barra de São Francisco, Conceição da Barra, Boa Esperança, Água Doce do Norte, Pedro Canário e São Mateus.

“Recebemos um veículo zero quilômetro para o transporte de pacientes em tratamento na região. Além disso, conquistamos uma câmara fria para o armazenamento de vacinas e produtos que necessitam de baixas temperaturas. Em nome da população de Pedro Canário, agradecemos o Governo do Estado pelos importantes investimentos na área da Saúde da nossa cidade”, comemorou o secretário de Saúde de Pedro Canário, Marcos Antônio Souza Gomes.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem