O estresse pode envelhecer o sistema imunológico, entenda como

Pesquisadores descobriram que certas formas de estresse social estão ligadas a mudanças nas células imunes Freepik

Até agora, a maioria das pessoas sabe que o estresse pode causar sérios danos à saúde mental e física. E quando esse estresse é prolongado, estudos sugerem que pode aumentar o risco de certas condições de saúde, como asma, úlceras, ataque cardíaco e derrame.

Agora, uma nova pesquisa sugere que certos tipos de estresse podem até envelhecer seu sistema imunológico.

Usando dados de uma pesquisa já existente, os cientistas analisaram as respostas de uma amostra nacionalmente representativa de mais de 5.700 adultos nos Estados Unidos com 50 anos ou mais e as compararam com contagens de células imunes do sangue dos participantes. Na pesquisa foi perguntado aos entrevistados sobre suas experiências com estresses sociais, como tensão no trabalho, estresse crônico, eventos estressantes da vida, discriminação cotidiana ou ao longo da vida (incluindo sexismo ou idade) e eventos traumáticos.

A equipe descobriu que níveis mais altos de estresse relatados estavam associados a perfis mais velhos do sistema imunológico. As descobertas foram publicadas na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

O que os achados sugerem

À medida que seu sistema imunológico envelhece, seu corpo tem uma resposta menos coordenada a novas ameaças, porque produz vários tipos de células imunológicas em proporções diferentes do que quando se é mais jovem, disse Eric Klopack, principal autor do estudo e pesquisador de pós-doutorado em gerontologia da Universidade do Sul da Califórnia. Ao mesmo tempo, os anticorpos mais velhos e desgastados tendem a dominar os mais novos e ágeis, resultando em uma resposta imunológica menos robusta.

Até agora, ninguém investigou totalmente a relação entre estresse social e função imunológica, pelo menos não com atenção aos pequenos detalhes, disse Matthew Yousefzadeh, que pesquisa o envelhecimento na Universidade de Minnesota e não esteve envolvido no estudo. E embora o novo trabalho seja limitado, pois analisou apenas alguns tipos de células imunológicas – especificamente as células T CD4 e CD8 – Yousefzadeh disse que elas são um bom indicador do desenvolvimento da imunidade.

A nova pesquisa aborda uma preocupação oportuna em meio à pandemia de Covid-19.

— Acho que muitas pessoas agora estão procurando maneiras de rejuvenescer ou estimular o sistema imunológico, principalmente com o envelhecimento — disse Yousefzadeh. — E, portanto, qualquer informação sobre como funciona o envelhecimento imunológico, ou como ele pode ser diferente para certas pessoas, é valiosa para a saúde pública.

O que você pode fazer

Enquanto os pesquisadores descobriram que certas formas de estresse social estavam ligadas a mudanças nas células imunes dos participantes, Eric Klopack advertiu que os especialistas ainda não entendem completamente como um influencia o outro.

Quando eles controlaram estatisticamente comportamentos como fumar ou beber, algumas dessas associações com o envelhecimento imunológico “desapareceram ou foram reduzidas”, disse ele, sugerindo que essas atitudes podem ter desempenhado algum papel no envelhecimento de seus sistemas imunológicos. Uma maneira de prevenir o envelhecimento das células imunes, pode ser estar atento a hábitos pouco saudáveis, disse Klopack, principal autor do estudo.

Pesquisas como esta tornam visível o que as pessoas que sofrem discriminação e trauma já sabem intuitivamente, disse Renee Eddy, psicoterapeuta de Nova York: O estresse tem um impacto tangível na saúde física.

Suavizar esses efeitos requer fazer um balanço de suas emoções atuais, disse Eddy. Ela diz que todo mundo é afetado pelo estresse de maneira diferente, então as formas de processá-lo também podem variar. Concentrar-se no que lhe traz alegria e onde você pode encontrar apoio social pode ajudar. Isso pode significar praticar hobbies, passar tempo com entes queridos ou desconectar-se do trabalho ou das mídias sociais quando puder.

— Práticas de atenção, exercícios e hábitos alimentares saudáveis também podem ajudá-lo a se sentir bem fisicamente, o que, por sua vez, pode fazer você se sentir bem mentalmente — acrescentou. — Se você vivencia estresse sociais diariamente, seja no trabalho, na vida social ou em casa , pense no que pode fazer para se manter sob controle.

Se as opiniões políticas de um amigo estão constantemente te causando angústia, você pode limitar seu contato com ele ou mudar seu círculo social? Se um colega de trabalho está colocando você para baixo por causa de sua idade, seria valido conversar com ele sobre isso? Observar o contexto completo de onde e como as situações estressantes se manifestam em sua vida é o primeiro passo para decidir como você pode seguir em frente.

É claro que haverá situações que você não pode controlar, acrescentou Eddy, mas quanto mais você puder fazer para entender melhor o efeito delas sobre você, mais poderá fazer para ajudar a aliviá-las.

Sobre como essas situações sociais afetam seu sistema imunológico, há muito mais a descobrir, disse Klopack. O novo estudo analisou apenas adultos mais velhos, principalmente brancos, e apenas em um determinado tempo, enquanto contava com níveis de estresse autorrelatados. Os cientistas não sabem como o estresse afeta o sistema imunológico de pessoas mais jovens, ou como as alterações no sistema imunológico podem persistir.

Uma coisa a lembrar, no entanto, é que a maior causa “que contribui para o envelhecimento imunológico é apenas o envelhecer”, disse Idan Shalev, cientista de saúde biocomportamental da Universidade Estadual da Pensilvânia, que estuda os efeitos do estresse ao longo da vida. Portanto, as estratégias para evitar o envelhecimento imunológico são geralmente as mesmas que evitam os efeitos do envelhecimento em geral: seguir uma dieta saudável, fazer exercícios regulares, limitar ou evitar fumar e beber e dormir bem.

— Ter apoio social também é muito importante, como família, amigos — disse Shalev, já que a solidão também pode afetar o sistema imunológico.

Todos devemos adotar esses bons hábitos imediatamente, acrescentou ele, e não apenas esperar até que você esteja perto da aposentadoria.

Outra maneira de interpretar este novo estudo, disse Yousefzadeh, é que estresses sociais como trauma e discriminação podem afetar a expectativa de vida. Mas, embora haja muito interesse de pesquisa em rejuvenescer nosso sistema imunológico, a ciência ainda precisa encontrar uma maneira de reverter o envelhecimento.

— Portanto, é importante fazer tudo o que puder para manter seu sistema imunológico saudável, porque uma vez que as coisas vão ficando ruins, você não pode realmente voltar a ser como era antes — disse ele.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem