Piranhas podem comer gente? Conheça 8 espécies de peixes que poderiam

Cena de 'Pantanal' em que Levi é devorado por piranhas (Foto: Globo/ Reprodução)

Na semana passada, o personagem Levi, da novela Pantanal, teve um final trágico na trama ao ser devorado por piranhas. Mas será que isso é possível na vida real?

Não há cientificamente nenhum registro de pessoas mortas pelo peixe, mas sim corpos que, provavelmente, foram comidos após a morte. Contudo, existem diversos relatos de moradores de regiões ribeirinhas que juram ter presenciado o fato.

Confira 8 peixes carnívoros que podem ocasionalmente se alimentar de carne humana, mesmo que não seja seu alimento preferido.

1. Piranha

Piranhas - Pygocentrus (Foto: Alexdi/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)


As piranhas são peixes carnívoros com dentes afiados que habitam alguns rios da América do Sul. Embora ataques a humanos sejam raros, elas se tornam excepcionalmente agressivas durante a época de reprodução ou períodos de seca.

É difícil confirmar se algum ataque não provocado a humanos resultou em morte. Geralmente, quando aparece um corpo que parece ter sido comido por piranhas, as mordidas ocorreram depois da morte, não antes, já que elas são animais oportunistas e preferem se alimentar de bichos mortos do que caçar.

2. Piraíba

Brachyplatystoma filamentosum - Piraíba (Foto: PauloFerreiraBR/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

"Piraíba" é uma palavra de origem tupi que significa "peixe ruim". A espécie carnívora é uma das maiores do mundo em águas doces e pode atingir até 3 metros de comprimento e 300 kg.

Há diversos relatos de pessoas que supostamente tenham sido engolidas pelo peixe, mas apenas um documentado: um pescador que estava desaparecido e foi encontrado na boca de uma piraíba que também estava morta.

3. Peixe-tigre-golias

Peixe-tigre-golias - Hydrocynus goliath (Foto: Loury Cédric/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

O peixe-tigre-golias é conhecido como o peixe mais perigoso da África. Eles são encontrados na bacia do rio Congo e são altamente predadores, alimentando-se literalmente de tudo o que podem pegar. São conhecidos como o equivalente africano de uma piranha e podem atacar ativamente humanos. Cada dente do animal tem cerca de 2,5 cm de comprimento.`

4. Barracuda

Barracuda - Sphyraena barracuda (Foto: Roban Kramer/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Barracudas geralmente não atacam pessoas a menos que sejam provocadas. Contudo, por sua força na mandíbula, podem matar um humano perfurando a pele com seus dentes afiados.

5. Goonch

Goonch - Bagarius yarrelli (Foto: Derek Dsouza/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

O goonch, também conhecido como o peixe-gato devorador de homens, é uma espécie de
água doce com mandíbulas afiadas e grandes globos oculares. Endêmicos dos leitos de rios do sul da Ásia, o peixe vive no subcontinente indiano, principalmente nas bacias do Ganges, Brahmaputra e Indo. Este peixe não tem predadores naturais e, no passado, aterrorizou aldeias com ataques a aldeões e grandes mamíferos que bebiam água e tomavam banho.

6. Tubarão-branco

Tubarão-branco - Carcharodon carcharias (Foto: Terry Goss/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Nenhuma lista de predadores aquáticos está completa sem mencionar o tubarão-branco. A espécie é responsável ​​pelo maior número de ataques não provocados. Com cerca de 300 dentes e uma força de mordida estimada em cerca de 18.000 newtons, o animal possui um excelente olfato e pode detectar sangue a 400 m de distância.

7. Tubarão-galha-branca-oceânico

Tubarão-galha-branca-oceânico - Carcharhinus longimanus (Foto: OldakQuill/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Estes tubarões habitam os mares tropicais ao redor do mundo e se distinguem por suas barbatanas de ponta branca. Embora outras espécies tenham registrado muito mais ataques a humanos, acredita-se que o galha-branca-oceânico seja a mais letal, porque frequentemente abate os sobreviventes de naufrágios e aviões caídos.

Eles ficaram famosos por seu ataque aos sobreviventes de um navio da Marinha dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. O USS Indianapolis foi afundado em 30 de julho de 1945 por um submarino japonês. Aproximadamente 890 tripulantes ficaram na água por quatro dias, enquanto aguardavam resgate. Apenas 316 sobreviveram. De acordo com relatos de sobreviventes, cerca de 150 pessoas foram mortas por tubarões.

8. Siluro

Siluro - Silurus glanis (Foto: Dieter Florian/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

O siluro é um enorme peixe de água doce encontrado em lagos e rios da Europa. Geralmente, se alimenta de vermes, insetos, peixes, roedores, sapos e até pássaros. Sua boca contém fileiras de dentes pequenos, mas incrivelmente afiados, e há vários desse peixe atacando e matando pessoas, geralmente pescadores ou nadadores desavisados.

Fonte: Rev. Casa&Jardim


Postagem Anterior Próxima Postagem