Quatro homens são presos em flagrante pela PF durante operação ‘Donos da Terra’

Foto: Polícia Federal

Quatro homens foram presos em flagrante na manhã da quarta-feira (7) na Operação Donos da Terra, no sudoeste paraense. Eles são suspeitos de explorar ilegalmente matéria-prima e de poluir o meio ambiente.

Ao perceberem a presença da operação, os suspeitos afundaram uma balsa usada no garimpo e fugiram. Porém, a abordagem foi feita logo em seguida pelas equipes conjuntas do IBAMA, Polícia Federal, Força Nacional e FUNAI.

Detidos, os quatro foram encaminhados à delegacia de Polícia Federal em Altamira e autuados por crime contra o patrimônio, por produzir bens ou explorar matéria-prima pertencentes à União sem autorização legal; extração de recursos minerais sem autorização; e poluição (artigo 2º da Lei nº 8.176/1991 e artigo 54 e 55 da Lei nº 9.605/98). As penas pelos crimes, somadas, podem chegar a 10 anos de reclusão e multa. Após o procedimento, os presos foram encaminhados ao sistema penal estadual em Vitória do Xingu.

A operação Donos da Terra leva fiscalização e combate ao desmatamento e ao garimpo ilegal na região Amazônica. A ação desta semana se concentra na Terra Indígena Ituna Itatá, que faz parte dos municípios de Altamira e Senador José Porfírio, onde foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão.

Essa operação faz parte de um conjunto de ações chamado operação Guardiões do Bioma, criada pelo governo brasileiro para cumprir os acordos internacionais firmados na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26).

Vídeo divulgado pela Polícia Federal mostra o momento da prisão.



Fonte: PF Altamira/PA


Postagem Anterior Próxima Postagem