Saiba quais são as 15 praias do Espírito Santo que você precisa conhecer


O Espírito Santo tem 400 quilômetros de faixa litorânea. Toda essa extensão faz com que os capixabas e turistas tenham mais de 100 praias à sua disposição. Muitos desses locais contam, ainda, com estrutura completa, hospedagens, gastronomia e atrações para a família inteira.

Outros, são mais calmos, como um convite para aproveitar a natureza de maneira mais simples.

Como o Estado tem praia para todos os gostos, o Folha Vitória fez uma lista com 15 litorais imperdíveis:

1) Praia do Riacho Doce, Conceição da Barra

Foto: Capixaba da Gema

Um riacho que deságua no mar faz a fronteira do Espírito Santo com a Bahia: essa é a vista da bela praia de Riacho Doce, em Conceição da Barra.

Pouco habitada, quase deserta, a praia tem muita vegetação, água morna e um banco de corais, que fica em uma área de preservação ambiental do Parque Estadual de Itaúnas.

Para chegar, são 16 quilômetros de carro do Centro da cidade até Riacho Doce, e mais um quilômetro a pé.

2) Barra Nova, São Mateus

Em Barra Nova está também a foz do Rio Mariricu, que forma uma praia linda, de água quente e larga faixa de areia.

Point de surfistas de todo o Estado, Barra Nova também tem atrações como passeio de barco para o mangue, restaurantes especializados em sururu e até pedalinhos pelo rio. A área também oferece excelentes pousadas para hospedagem.


Para chegar até lá, são 25 quilômetros de Guriri, de estrada de terra. Também é possível ir caminhando pela praia, mas é preciso tomar cuidado com a maré.

3) Regência, Linhares

Foto: Ramon Ivo

Chamada por locais e turistas de “vila mágica”, Regência Augusta é uma praia de Linhares perfeita para o surfe, onde acontecem até campeonatos do esporte. Outra grande atração é o antigo farol, no Museu Histórico do local.

Esta praia fica na foz do Rio Doce, e oferece pousadas, bares, quiosques e restaurantes. A distância do Centro da cidade é de 50 quilômetros.

4) Praia Grande, Fundão

Foto: Philipe Schwartz

Praia Grande tem uma característica quase que exclusiva aqui no Espírito Santo: uma faixa de areia cerca de 5 quilômetros, lisa e compacta. Quando a maré está baixa, é possível ver as várias linhas marcadas na areia, deixadas pelas ondas, formando um visual muito bonito.

Por sua larga extensão, esta praia é perfeita para pegar sol, brincar com as crianças e praticar esportes. Também há castanheiras para quem prefere uma sombra.

Do Trevo de Fundão até Praia Grande são 39 quilômetros.

5) Praia dos Padres, Aracruz

Esta pequena praia de Aracruz é muito frequentada por famílias com crianças, porque é calma e tem muita mata nativa ao redor. A depender do dia, as águas ficam verdes e bem claras.

A Praia dos Padres tem opções de stand up paddle e caiaque e um quiosque com ducha de água doce e banheiros.

Fica do lado de Coqueiral e a 35 quilômetros do centro da cidade.

6) Praia Mole, Serra

A Praia Mole fica em uma Área de Preservação Ambiental do Estado. Por isso, tem um plano de manejo que integra turismo, outras atividades econômicas e meio ambiente. Por isso, é um lugar lindo para apreciar a beleza da natureza.

Para os amantes do banho de mar, é preciso cuidado: as ondas costumam ser fortes. Também por esse motivo, é um local famoso para a prática de surfe. Há, ainda, atividades como mergulho submarino e passeios ecoturísticos, além de lagoas e lagunas ao redor.

Fica na região de Carapebus, a aproximadamente 20 quilômetros do Centro de Serra.

7) Guarderia, Vitória

Foto: Diego Alves/Prefeitura de Vitória

Um point recente na capital, a Guarderia fica entre a ponte da Ilha do Frade e a praça da Ciência. São 50 metros de praia, ao lado da conhecida Curva da Jurema.

Um deck de madeira acessível dá entrada ao local, que sempre tem vendedores ambulantes, aluguel de cadeira, guarda-sol e stand-up paddle. Muitos jovens vão para a Guarderia todos os finais de semana, com ou sem verão, e ficam por ali até o sol raiar.

São quase 7 quilômetros do Centro de Vitória até a praia. Aos domingos, a avenida beira-mar que passa pela Guarderia é fechada para carros, aberta para a prática de esportes como skate, patins, bicicleta e corrida.

8) Praia de Santa Luzia ou Praia Secreta, Vila Velha

Foto: Iures Wagmaker

A Praia Secreta, que mais parece uma piscina natural por conta de suas águas claras, foi descoberta pelos turistas há cerca de sete anos. Desde então, não é tão secreta assim! Afinal, é paradisíaca, com águas calmas e limpas, perfeitas para crianças e para tirar fotos incríveis.

O acesso não é tão simples — é preciso atravessar o buraco de um muro em um loteamento privado. O local, contudo, é público. A Praia Secreta fica na Rua Santa Alice, na Praia da Costa, perto do Morro e a pouco mais de quatro quilômetros do Centro de Vila Velha.

9) Praia Vermelha, Guarapari

Foto: @terracapixaba

Este destino é para quem gosta de praias desertas. O acesso se dá por meio de uma trilha leve no Parque Morro da Pescaria.

A Praia Vermelha é lindíssima, com areia de coloração avermelhada e águas claras. É um passeio ideal para mergulhos e muita tranquilidade. Ela ainda tem uma linda vista para a Praia do Morro e a Enseada Azul.

O local não tem estrutura para turistas, portanto, é preciso levar água e comida. Fica a cinco quilômetros do Centro de Guarapari.

10) Praia das Virtudes, Guarapari

A Praia das Virtudes tem localização mais central do que a Praia Vermelha, mas no quesito beleza, não deixa nada a desejar. Cercada por formações rochosas e corais, este balneário tem 70 metros de extensão e um mar esverdeado e calmo. Do alto das pedras, é possível ter uma visão panorâmica da cidade.

O local fica no Centro, perto da badalada Praia dos Namorados.

11) Praia do Coqueiro, Anchieta

Esta praia é um verdadeiro paraíso. A água é transparente, as ondas são leves e a areia é escura e fina. Fica entre costões e há alguns rochedos em seus 100 metros de extensão.

A Praia do Coqueiro é um excelente point para pesca, mas também há estrutura completa com quiosques, restaurantes e banheiros. De fácil acesso, fica a dois quilômetros do Centro de Anchieta.

12) Praia do Pau Grande, Piúma

Também conhecida como Portinho, a Praia do Pau Grande tem uma beleza rústica, com rochas, castanheiras, coqueiros e amendoeiras por toda a sua extensão. É uma ótima opção para quem quer fugir de aglomerações, porque este local não é tão conhecido como as outras praias da cidade.

A Praia do Pau Grande tem areia dourada e um mar azul e bastante agitado. Também oferece estrutura com quiosques.

Para chegar até o destino, são três quilômetros pela Rodosol, partindo do centro de Piúma.

13) Itaipava, Itapemirim

Itaipava é o local ideal para quem gosta de ir à praia, mas não abre mão do conforto. Fica na região central de Itapemirim, e tem estrutura completa com restaurantes, bares e quiosques.

O mar é calmo e azulado, e a areia da praia é clara e fofa. É muito frequentada por famílias, crianças e idosos, por conta de sua tranquilidade.

Fica a 17 quilômetros do centro da cidade.

14) Praia das Falésias, Marataízes

Certamente, umas das praias mais bonitas do Estado. O Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes é um trecho de quatro quilômetros de extensão. A praia tem tons de dourado que se encontram com o mar.

Mesmo com tanta beleza, ainda é um local quase inexplorado, perfeito para passeios com tranquilidade.

Para os aventureiros, há profissionais que oferecem voo livre e parapente na região. A vista do alto é de tirar o fôlego.

A Praia das Falésias tem apenas um restaurante. Para chegar até o destino, são 15 quilômetros do centro da cidade.

15) Marobá, Presidente Kennedy

A Praia de Marobá é muito conhecida na região, mas não é à toa: falésias, castanheiras, mar aberto e lagoa natural de água doce logo em frente. Um prato cheio para um final de semana de praia!

O local tem infraestrutura com quiosques e restaurantes, e fica a 20 quilômetros do Centro da cidade.

Agora já pode separar a roupa de praia e o filtro solar para cair de pé na estrada do ES! Se o destino estiver certo e for Guarapari, você também pode conferir as melhores praias da região em nosso guia completo.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem