Seag, Idaf e Incaper participam do TecnoAgro em Linhares


O sistema agrícola capixaba  formado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e o Instituto de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural do Espírito Santo (Incaper) , participa do TecnoAgro, que acontece nestas quinta-feira (09) e sexta-feira (10), no Conceição Hall, em Linhares.

Durante os dois dias de evento, haverá entregas para o fomento da agricultura capixaba e atendimento  aos produtores rurais e demais interessados, em um estande compartilhado entre a Secretaria e as duas autarquias. Também serão realizadas 21 palestras voltadas para o desenvolvimento sustentável do campo.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Mário Louzada, o momento é importante para a potencialização do agronegócio, principalmente,após mais de dois anos de pandemia, em que alguns setores sofreram impacto. "É uma excelente oportunidade para evidenciar as ações que são desenvolvidas pela Seag, pelo Incaper e pelo Idaf, proporcionando momentos de atualização, capacitação e integração entre os participantes”, explica.

No primeiro dia do evento, acontece a cerimônia de entregas. Será assinado o termo de cooperação técnica entre a Seag, o Incaper, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para o atendimento aos produtores de cacau no Estadoparticipantes do programa de expansão do plantio de fruteiras no Espírito Santo, por meio de convênios com os municípios.

 o Idaf fará a entrega de dois certificados do Selo Arte e a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Idaf, Incaper e Senar para a execução do Programa Nacional de Regularização Ambiental Produtiva (Praveler).

Palestras

Os temas abordados das quatro palestras da Seag serão: as ações e perspectivas para as agroindústrias familiares; juventude rural e suas perspectivas no agronegócio; agroecologia e produção orgânica, mudanças climáticas e oportunidades de mercado; além do programa Novos Caminhos, que vai ressaltar a importância da aplicação de Revsol nas estradas vicinais capixabas.

O Idaf vai ministrar cinco palestras com os temas: Selo Arte: Avaliação da regulamentação estadual e seus resultados; Inovação e modernização diagnóstica nos laboratórios do Idaf; Tendências do consumo, descarbonização e ESG no agronegócio: oportunidades e desafios; Uso de Tecnologia para agilizar licenciamento ambiental; O uso de geotecnologias na gestão florestal do Espírito Santo.

Já o Incaper terá 12 apresentações no TecnoAgro, entre palestras e painéis com temas sobre: geração e diversificação de renda, cafeicultura, bovinocultura sustentável, aquicultura, pipericultura, cacauicultura, produção de cafés especiais, entre outros. Os técnicos, pesquisadores e extensionistas do Instituto vão atuar nos dois dias de programação do evento. Servidores do Incaper, além dos palestrantes, estarão presentes com o objetivo de compartilhar conhecimentos e conhecer novas experiências.

 

Inscrições

Para participar do evento e das palestras é necessário fazer inscrição pelo site da Rede Gazeta, que é a organizadora do evento: www.agazeta.com.br/es/agro.

 

Fonte: Governo ES



Postagem Anterior Próxima Postagem