Turismo no ES tem o 6º melhor desempenho do país no primeiro trimestre de 2022 e impulsiona mercado de trabalho


As viagens, sejam longas ou com curtas distâncias, animam não apenas o humor dos turistas, mas também a economia. O Espírito Santo teve o sexto melhor desempenho interanual do Brasil no primeiro trimestre de 2022. É o que indica o Boletim Economia do Turismo do Espírito Santo, divulgado nesta quinta-feira (09).

O levantamento foi realizado pelo Instituto Jones dos Santos Neves em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo. Segundo os dados, o volume de atividades turísticas no Estado no primeiro trimestre cresceu 5,2% em relação ao trimestre anterior.

Se comparado ao mesmo período de 2021, o aumento é de pouco mais de 38%. Já a receita do setor aumentou mais de 54% em relação ao mesmo período do ano passado.

Contratações aumentam após crescimento do setor

O bom desempenho do setor refletiu diretamente nas contratações. No primeiro trimestre deste ano, mais de 170 mil pessoas trabalhavam no setor de turismo no Espírito Santo, sete mil a mais em relação ao trimestre anterior. A maior parte, quase 60%, atua no ramo da alimentação.

Em um restaurante de Vitória, por exemplo, as contratações aumentaram 30% nos últimos 12 meses. O empresário Gugu Barbarioli disse que esse é um momento de otimismo, principalmente depois das dificuldades enfrentadas no auge da pandemia.

"Normalmente, já teríamos um melhor movimento, mas a gente contratou 30% a mais do que no ano anterior. Estamos com a economia voltando ao normal, a gente vai trabalhar muito para que as que as coisas acontecem.

O município capixaba com maior saldo de empregos foi a Serra (+244), seguido por Cachoeiro de Itapemirim (+205), Colatina (+156), Vitória (+148) e Vila Velha (+ 82).

Na contrapartida, Marataízes (-109), São Mateus (-41), Conceição da Barra (-23) e Venda Nova do Imigrante (-23) registraram queda nas vagas ofertadas no mercado de trabalho.

O secretário de Turismo do Estado, Fernando Rocha, lembrou que o setor é fundamental para a geração de renda e movimentação da economia.

“Os dados mostram um crescimento nas atividades, com mais de 170 mil pessoas trabalhando no setor de turismo, o que representa 8,9% do total de pessoas ocupadas no Espírito Santo nesta área. Esses dados confirmam que a recuperação do setor turístico vem se consolidando com a retomada dos negócios”, destacou.

Fonte: TV Vitória/Record TV.


Postagem Anterior Próxima Postagem