Ariane Guarnier é a primeira mulher a assumir presidência da Federação de Jiu-Jitsu do ES

Foto: Omar Al Hassan

Um feito histórico para o Jiu-Jitsu capixaba. Pela primeira vez em 26 anos de existência, a Federação de Jiu-Jitsu do Espírito Santo (FEJJES) terá uma mulher na presidência. O posto será ocupado pela multicampeã e faixa preta da modalidade Ariane Guarnier, que ocupava o cargo de vice-presidente da entidade.

Diplomada pela Confederação Brasileira e Internacional de Jiu Jitsu (CBJJ e IBJJF), Ariane é uma das atletas de maior destaque no esporte com conquistas nacionais, como o Brasileiro em 2019, e internacionais, a exemplo do Mundial no World Master Jiu-Jitsu IBJJF, conquistado em 2017.

No entanto, além de consagrada nos tatames, a nova presidente da FEJJES também trabalhou como como árbitra em um dos maiores eventos de Jiu-Jitsu do Mundo, Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship 2018 e professora de Jiu-Jitsu dentro das Escolas entre 2017 e 2018 em alguns Emirados e no clube oficial do Emirado de Ajman.

Foto: Omar Al Hassan

Com esse viés educacional, a inclusão social no esporte é um dos pontos que Ariane pretende fortalecer na sua gestão. Em entrevista ao Folha Vitória, a atleta, que também tem a academia Além dos Tatames, em Vila Velha, comentou sobre o desafio de assumir a federação capixaba.

"É uma alegria muito grande e de certa forma escolhida por Deus e preparada para isso! As artes marcias, no geral, sempre foram praticadas por um número de homens bem maior do que o número de mulheres", iniciou Ariane.

"Estar na Presidência da FEJJES hoje é um enorme desafio. Suceder excelentes presidentes que me antecederam, cada um a seu tempo, com suas histórias, e histórias vitoriosas que estão eternizadas. Contudo, nós sonhamos com um Jiu-jitsu, cada vez mais social, cada vez mais inclusivo envolvendo mais mulheres, crianças, portadores de necessidades especiais, autistas e outros, Mas acima de tudo Federativo e Democrático, e que tudo seja feito pela maioria, em ampla e pública participação".

A atleta também comentou outros pontos abordados no bate-papo com a reportagem de Esportes do Jornal Online Folha Vitória como sua trajetória no esporte até a chegada à presidência da FEJJES. Confira os principais destaques.

Ambiente masculino

"Me formar a faixa preta treinando somente com homens praticamente foi uma vitória muito grande, lembro-me ainda quando estava na faixa branca e azul onde eu dividia o tatame com 2 a 3 mulheres no máximo, muitas delas não permaneciam, e por isso nenhuma delas chegaram a faixa preta. Talvez um homem não tenha essa visão e consciência, mas realmente é admirável, de uma força e garra enorme uma mulher que se forma a faixa preta".

Foto: Divulgação

Trajetória na FEJJES

"Quando entrei como vice presidente sei que minha história contou muito, em especial aquele momento pandêmico , setembro de 2020, quando havia viajado para Las Vegas pelo UFC , pois tinha sido convidada pelas amigas de treino Karol Rosa e Jessica Delboni, hoje atletas da equipe da PRVT e de muito representatividade no mundo do MMA, para compor a equipe de Corner para a próxima luta da Karol no maior evento de MMA do mundo".

Expectativa

"Chegar à presidência me deixa muito feliz pois tenho sonhos grandiosos e muito propósito de implementar o jiu-jitsu, integrado a inteligência emocional dentro das escolas, usando os mesmo como ferramenta de transformação de vidas, atuando de forma positiva para diminuição do índice de suicídio e depressão, trabalhando na formação, na fase da infância e na transformação na fase adulta, com as crenças fortalecedoras de identidade, capacidade, merecimento, pertencimento, aumentando a resiliência, autoestima, autoconfiança e disciplina, pois minha missão é muito forte e definida, formar campeões para a vida. Será sobrenatural e de extrema alegria se conseguirmos dar voz e trazer para perto todos professores(as) de Jiu-jitsu que tenha um dojô e que se dedique a ensinar a arte suave".

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem