Confronto entre PM e criminosos termina com duas mortes, tiros e toque de recolher

Operação policial na Serra terminou com um homem morto e protestos — Foto: Reprodução/PMES


Uma ação policial na Serra, na Grande Vitória, terminou com dois homens mortos, toque de recolher para comerciantes e confronto armado entre a Polícia Militar e suspeitos.

Tudo começou na manhã desta quarta-feira (27), quando um homem foi morto durante uma abordagem policial, e os conflitos se estenderam durante a tarde.

O confronto deixou a população com medo. Em meio ao clima de tensão, 40 crianças tiveram dificuldade de sair de uma escola. O ônibus que as transportava precisou ser escoltado para sair da região. Estabelecimentos comerciais também ficaram fechados.

O início do confronto

A Polícia Militar informou que policiais foram ao Parque das Gaivotas na manhã desta quarta para investigar um ponto de tráfico de drogas e se depararam o grupo de criminosos.

Ainda segundo a PM, parte dos criminosos conseguiu fugir, mas um deles tentou puxar uma arma em direção aos policiais antes de ser abordado. Nesse momento, ele foi baleado por um dos agentes. O homem, identificado como Jeferson da Silva do Oliveira, foi atingido no peito e morreu. Com ele, a polícia diz ter apreendido uma arma e munição.

"A viatura foi até esse cidadão, que já é conhecido, e ele, vendo que seria alcançado, sacou uma arma na intenção de atirar contra os policiais. O policial efetuou um disparo, ele acabou sendo atingido. Estava em posse de uma pistola 380 com 19 munições", declarou o capitão Diego Dava, da Polícia Militar.

De acordo com a polícia, o homem que morreu havia sido abordado na última semana, mas conseguiu fugir segurando a arma que foi apreendida nesta quarta.

Toque de recolher e confronto

Após a morte do homem durante a manhã, manifestantes realizaram um protesto pelas ruas do bairro, impedindo o fluxo das vias com pneus queimados. Além disso, instauraram um toque de recolher na região contra comerciantes para que não abrissem as lojas durante a tarde.

A Polícia Militar foi acionada e dispersou a multidão. Os participantes da manifestação revidaram e foram até a guarnição da PM, em Nova Almeida, para continuar o protesto.

De acordo com o capitão da PM, as pessoas depredaram o prédio, o que fez com que a PM atuasse para dispersar as pessoas.

Policial e suspeito baleados

Durante a ação da polícia, parte do grupo tentou roubar um carro que estava estacionado na rua para fugir, porém no veículo estava um policial a paisana, que tirou a arma e disparou contra os criminosos, dando início a um confronto armado.

No tiroteio, ambos acabaram atingidos na mão.

"Esse policial acabou trocando tiros com esses criminosos, e um deles foi baleado na mão. O policial também tomou um tiro de raspão na mão. Um segundo grupo de criminosos roubou um carro de um cidadão de Nova Almeida e conseguiu fugir. Possivelmente eles lançaram esse veículo em um rio de Nova Almeida", afirmou Diego.

Homem encontrado morto em praça

Paralelo ao tumulto durante as manifestações e o confronto armado, policiais receberam a informação de que um homem estava baleado na praça do bairro, ao lado da quadra de areia.

Os policiais chegaram até o local, constataram o homem caído atingido por tiro e o levaram para um hospital. Apesar disso, ele não resistiu e morreu. De acordo com o capitão da PM, trata-se de um homem com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas.

Não há confirmação, porém, de onde partiu o tiro que matou o homem.

"Esse cidadão que veio a óbito é um dos chefes do tráfico da região, de acordo com nossos levantamentos. Como forma de mostrar sua revolta, após esse desfalque, eles fizeram isso. E a PM vai reagir da melhor forma possível, dentro da legalidade", afirmou o policial militar.

Quatro presos

A operação realizada nesta quarta no local terminou com quatro pessoas presas entre criminosos e participantes da manifestação. A PM disse que irá reforçar o policiamento do local.

"A resposta da PM é uma resposta dura a esses traficantes. Efetuamos prisões. A comunidade tem feito denúncia, tem relatado para gente que as pessoas presas, envolvidas, e o próprio cidadão que veio a óbito está com mandado de prisão. Um dos detidos na manifestação, foi preso essa semana já pela PM, está sendo novamente conduzido, e eles amedrontam os moradores da região. Fica difícil o cidadão se contrapor a falas dessas pessoas. Não vamos parar até a situação não voltar a normalidade. E vamos permanecer no local para mostrar à população que esses criminosos não vão ter vez ali", concluiu Diego.
Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem