Descubra um chá que controla a glicemia e é aliado do emagrecimento

ATU Images/ Getty Images

Pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio realizaram um pequeno estudo com 40 participantes e constataram que o consumo de chá-verde ajuda a controlar a glicemia e a perder peso.

Alguns participantes ingeriram gomas com extrato de chá-verde em doses equivalentes a cinco infusões, durante 28 dias. Dos 40 participantes, 19 eram saudáveis e 21 tinham síndrome metabólica, um conjunto de condições que inclui pressão alta, hiperglicemia, gordura visceral e colesterol elevado.

O chá-verde foi administrado de forma aleatória. Alguns pacientes recebiam a substância, enquanto outros tomavam comprimentos placebo. Depois, foi feita uma inversão nos grupos, e metade tomou chá-verde, enquanto a outra metade ingeriu placebo.

Além dos comprimidos, os participantes foram estimulados a seguir uma dieta com baixo teor de alimentos antioxidantes, a fim de assegurar, futuramente, que se houvessem benefícios, eles teriam ligação direta com o chá.

A Chederros/Getty Images

Chá-verde

Os pesquisadores também utilizaram amostras fecais e sanguíneas para acompanhar a inflamação e os níveis de açúcar sanguíneo.

Ao fim do estudo, descobriu-se que o extrato de chá-verde reduziu os níveis do açúcar sanguíneo, a inflamação e a permeabilidade intestinal (que, quando aumentada, compromete a absorção adequada de nutrientes pelo organismo) nos pacientes sem síndrome metabólica.

O estudo sugere que a presença de compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, conhecidos como catequinas, pode ajudar o corpo a combater a inflamação intestinal e melhorar os marcadores sanguíneos de glicose.

A substância pode ser uma boa aliada ao emagrecimento, já que reduz a inflamação no organismo, fazendo com que a dieta tenha melhor efeito. Além disso, a ingestão dos compostos antioxidantes vai ajudar na saúde celular, na imunidade e na disposição.

Lembrando: antes de sair tomando a substância, é necessário orientação de um profissional, já que o excesso pode trazer prejuízos. Ele não é recomendado para gestantes, lactantes e pessoas com cirrose, entre outros.

De acordo com a European Food Safety Authority (EFSA), que fornece informações sobre segurança alimentar, o consumo de chá-verde é seguro para o ser humano desde que respeitado o limite máximo de 800 mg, diariamente.

Fonte: Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica / Metrópoles

Postagem Anterior Próxima Postagem