Educação Ministro da Educação anuncia saída do presidente do Inep

Danilo Dupas, presidente do Inep, instituto responsável pelo Enem. — Foto: Divulgação/Ministério da Educação

Danilo Dupas vai deixar a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O anúncio foi feito pelo ministro da Educação Victor Godoy nesta quarta-feira (27) pelas redes sociais.

Godoy publicou que a saída de Dupas "ocorreu por motivos pessoais e a pedido" e agradeceu "por todo o trabalho realizado nesse período, que trouxe avanços importantes para a Autarquia".

Ainda segundo o ministro, Carlos Moreno será o novo presidente do órgão a partir de 1º de agosto. O Ministério da Educação (MEC) confirmou a nomeação em uma nota enviada à imprensa (veja mais abaixo).

"Anuncio que a partir de 1° de agosto o diretor Carlos Moreno será o novo presidente do Inep, respondendo interinamente e garantindo a continuidade dos exames e avaliações fundamentais para toda a sociedade brasileira", escreveu Godoy numa rede social.

O Inep é um órgão do MEC e é responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), entre outros.

A saída de Dupas ocorre a menos de 4 meses da aplicação do Enem 2022, que acontecerá nos dias 13 e 20 de novembro.

Passagem pelo Inep

Danilo Dupas Ribeiro assumiu a presidência da autarquia em fevereiro de 2021, após a exoneração de Alexandre Lopes.

Antes de presidir o órgão, ele foi secretário de Regulação e Supervisão do Ensino Superior no MEC. Segundo currículo disponível na página do Ministério da Educação, Dupas é graduado em economia, pós-graduado e mestre em administração.

Ainda segundo esse currículo, antes de assumir a secretaria do MEC em agosto de 2020, o servidor "atuou no setor educacional por mais de vinte anos, tendo destaque no Fundo MackPesquisa, do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM)", onde ocupou a posição de Gerente Administrativo por 5 anos.

Durante a gestão de Dupas, o Inep passou por uma debandada de mais de 30 servidores semanas antes da aplicação do Enem 2021. Na ocasião, os servidores justificaram que o pedido de dispensa se devia a "fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima" do órgão.

Na mesma época, o Ministério da Educação teve que esclarecer à Comissões da Câmara dos Deputados a suspeita de que houve interferência política na elaboração do exame. A convocação aconteceu após o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmar que o Enem começava a ter a "cara do governo".

Nota do MEC

O Ministério da Educação (MEC) informa que Carlos Eduardo Moreno Sampaio assumirá, interinamente a partir de agosto, a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Servidor de carreira da própria instituição, Moreno é doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasília e Mestre em Estatísticas pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Diretor de Estatísticas da autarquia.

A saída de Danilo Dupas Ribeiro ocorre a pedido do próprio. O MEC agradece o trabalho realizado à frente do Inep e reforça que Moreno dará continuidade ao trabalho realizado.

Da Redação com G1


Postagem Anterior Próxima Postagem