ES tem uma das maiores áreas de mangue do Brasil e como forma de alerta alunos limpam manguezais


O Espírito Santo tem uma das maiores áreas de mangue do Brasil e do mundo. São mais de 8,5 mil hectares e a maior parte está localizada em Vitória. Esta semana, especialistas em meio ambiente, professores e alunos, discutiram a poluição e a limpeza dos manguezais, berço da natureza e de suma importância para a economia.

"Uma boa parte da economia nacional está relacionada direta e indiretamente aos manguezais. Nós comemos caranguejos, camarões e pescados. É um ambiente extremamente importante. Ele protege contra ondas, protege contra a erosão costeira, armazena muito carbono, tanto na floresta quanto na lama que está ali embaixo", explicou o doutor em Ciências Biológicas, Luiz Gomes.

No bairro Maria Ortiz, na capital capixaba, é possível encontrar o ponto em que a natureza se encontra com o lixo. A área de mangue tem canos, pneus e muito plástico.

Vitória tem uma das maiores áreas de manguezal em ambiente urbano do Brasil. Quase 10% do território da Capital é ocupado por manguezais.

"É crime ambiental você descartar o lixo irregular. A gente percebe a presença de não somente o lixo doméstico, mas de entulho, resto de móveis usados. Então, a gente sensibiliza a população que não faça esse descarte irregular", disse a subsecretária de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal de Vitória, Christiane Stem.

Alunos de Vitória deixaram a sala de aula e fizeram a limpeza dos manguezais

Os estudantes de escolas da Grande Vitória deixaram as salas de aulas e fizeram a limpeza dos mangues como forma de alerta na semana em que o meio ambiente foi ainda mais lembrado. Na última terça-feira (26), foi celebrado o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais.

O lixo encontrado foi recolhido e enviado aos locais de depósito de resíduos. "Fralda, cigarro, sacola, plástico, caixa de cigarro, linha de pesca, tem muito cano, tem bolsa, roupa, caneta, tem de tudo", disseram os alunos.

Eles ficaram surpresos com a quantidade de lixo no ecossistema. "Dá um nojo, porque são os berçários dos animais, caranguejos desovam aqui e ficam jogando muito lixo, bastante, acaba poluindo, matando e impedindo de desenvolverem os caranguejos e os peixes", contou o estudante José Murilo Rolin Gonçalves, de 11 anos.

Estudantes de Vila Velha também participaram de ação ambiental

Foto: Reprodução TV Vitória

As crianças de Vila Velha também colocaram a mão no mangue e retiraram muito lixo. "Essa ação veio com o intuito de trazer as crianças pra cá, de trazer a população do entorno pra fazer captura, a limpeza desse ecossistema. Além disso, disseminar essa informação de não depositar resíduo irregular no manguezal", disse o secretário de Meio Ambiente de Vila Velha, Ricardo Klippel Borgo.

"Aqui é o berço dos animais e eles fazerem isso, é muito chato de se ver", disse a estudante Bárbara Nascimento Nunes, de 12 anos.

Apesar de tanta intervenção humana e da poluição a todo momento, a natureza ainda resiste. As futuras gerações têm nas mãos a existência de um dos ecossistemas mais ricos e complexos da natureza.

Fonte: TV Vitória/Record TV


Postagem Anterior Próxima Postagem