Nova termelétrica a gás entra em operação em Linhares

Foto: UTE LORM 

A Povoação Energia colocou em operação, nesta segunda-feira (25), uma termelétrica de 75 MW no município de Linhares. 

A UTE Povoação produzirá energia equivalente ao consumo médio de mais de 1.600 residências, considerando 200 kWh/mês por unidade. 

Composta por oito motores Wärtsilä, o gás natural será recebido por meio do Gasoduto Cacimbas-Vitória (TAG), através da infraestrutura da ES Gás. 

Segundo a empresa, a demanda adicional de gás é de aproximadamente 400 mil m³/dia e está com fornecimento garantido pela Petrobras e pelo Contrato de Uso do Sistema de Distribuição (Cusd) no novo mercado livre. 

A usina está conectada à subestação local da Linhares Geração e a energia será transportada pela mesma linha de transmissão em 138 kV e 57 km de extensão, já em funcionamento, ligando a UTE LORM até a SE Linhares, operada pela EDP. 

O leilão 

O ES recebeu 3 projetos vencedores do Procedimento Competitivo Simplificado (PCS), um leilão emergencial realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em 25 de outubro de 2021, com objetivo de fortalecer o sistema e ajudar na recuperação dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, durante a crise hídrica. 

Trata-se de dois projetos de ampliação de usinas termelétricas existentes no estado, a UTE LORM (Linhares) e a UTE Viana (Viana), e um de construção de uma nova usina, a UTE Povoação (Linhares). Todos com geração utilizando gás natural como combustível e pertencentes a fundos de investimento geridos pelo BTG Pactual. 

Juntos, os projetos somam 148 MW e demandarão investimentos de R$ 548 milhões em obras. A meta é garantir o suprimento de energia entre maio de 2022 e dezembro de 2025.

 Fonte: Energiadofuturo. 


Postagem Anterior Próxima Postagem