"Novo RG" já tem prazo para começar a ser expedido no Espírito Santo

Novo documento usará o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil


O novo modelo de carteira de identidade deve começar a ser expedido no ano que vem no Espírito Santo. A Polícia Civil, por meio da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), informou que fará as adequações para a emissão do documento chamado Carteira de Identidade Nacional (CIN).

"Conforme o Decreto Federal, as Carteiras de Identidade expedidas de acordo com os padrões anteriores permanecerão válidas pelo prazo de dez anos, e os órgãos expedidores devem adotar o novo padrão a partir de março de 2023", informa a Polícia Civil em nota.

O novo RG foi anunciado pelo governo federal em fevereiro deste ano e usará o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única dos cidadãos.

Segundo o governo federal, a emissão da carteira será gratuita, e os institutos de identificação terão prazo até 6 de março de 2023 para se adequar à mudança. O decreto entrará em vigor no dia 1º de março.

O novo documento é considerado mais seguro porque permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code, inclusive offline.

De acordo com o UOL, moradores de Minas Gerais, Acre, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul vão poder solicitar o novo documento já a partir de 4 de agosto por já estarem aptos a emitir o modelo. Os demais estados vão fazer esse serviço a partir de março de 2023.

Fonte: Tribuna Online


Postagem Anterior Próxima Postagem