Prazo de pagamento do IPVA no ES começa a vencer: veja as datas


Começou nesta semana o calendário de vencimento do licenciamento de veículos leves (como carros, caminhonetas, utilitários, motocicletas, ciclomotores e motor-casa) registrados no Espírito Santo para os proprietários que não quitaram o licenciamento com a cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

O vencimento do licenciamento é definido de acordo com o número final da placa dos veículos. Ele começou na segunda-feira (11) para as placas terminadas em 1 e vai até o dia 28 para as placas com final 0.


O Departamento Estadual de Trânsito do ES (Detran-ES) explicou que, de com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todos os veículos devem renovar o licenciamento anualmente, com o recolhimento de impostos, taxas e multas devidas pelo proprietário.

Como emitir

  • O Documento Único de Arrecadação (DUA), assim como nos anos anteriores, deve ser impresso no site do Detran-ES
  • O proprietário do veículo deve acessar o serviço Emissão de boleto de Licenciamento, disponível no banner “Serviços Digitais de Veículos". O DUA inclui todos os débitos do veículo
  • Após o pagamento, os proprietários deverão imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) também no site do Detran-ES, na opção “CRLV Eletrônico”, na área de veículos
  • Automaticamente, o cidadão será direcionado ao portal Acesso Cidadão, onde deve fazer o login com o mesmo CPF do proprietário do veículo ou com o E-CNPJ, nos casos de veículos em nome de pessoa jurídica com conta verificada e preencher os dados solicitados
  • Também é possível utilizar a versão digital do documento no aparelho celular ou no tablet, baixando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde também está disponível o PDF do documento para impressão

Veículos pesados

O calendário referente ao vencimento do licenciamento de veículos pesados, a exemplo de caminhão, ônibus, micro-ônibus, caminhão trator, teve início em abril e vai até o dia 12 de agosto, considerando o final da placa do veículo.


Calendário de fiscalização

O calendário de fiscalização do licenciamento terá início no dia 28 de agosto para os veículos leves. No dia 12 de setembro, vai passar a valer o calendário de fiscalização para veículos pesados.

A partir dessas datas, os referidos tipos de veículos registrados no ES deverão estar com o Licenciamento Anual 2022 devidamente registrados, sob o risco de, em caso de não licenciados, serem autuados em operações de fiscalização de trânsito.

Fonte: G1



Postagem Anterior Próxima Postagem