Três chuvas de meteoros serão visíveis no ES neste final de semana; VÍDEOS


Chuvas de meteoros poderão ser observadas no Espírito Santo e em todo o Brasil neste final de semana. Apesar de uma delas ter tido o seu pico nesta quinta-feira (28), ainda será possível contemplar os outros dois espetáculos no céu.

A chuva de meteoros "South Delta Aquariids 2022 (005 SDA)", ou "Delta Aquáridas do Sul", pode produzir de 2 a 16 meteoros por hora em seu pico na madrugada deste sábado (30).

"O interessante dessa chuva é que seu pico pode ser visto cedo, depois das 22h. Neste ano, seu radiante (de onde parece surgir os meteoros) está localizado a 5 graus a sudeste do planeta Saturno, que está no lado Leste do céu. Na última quinta (28) vimos um meteoro passar ao lado de Saturno", disse Márcio Malarcarne, coordenador do Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

No entanto, alguns meteoros podem ser visto entre 12 de julho a 23 de agosto deste ano. Estes são geralmente meteoros mais fracos que não possuem trens persistentes e bolas de fogo.

O Delta Aquáridas do Sul é melhor visto a partir do hemisfério sul, ou seja, é mais favorável aos observadores do céu austral. O ponto radiante (- RA=340º, DEC= -16º) está localizado na constelação de Aquário, que nasce por volta das 21h ao Leste, ficando visível até o amanhecer.

O melhor horário de observação é durante a madrugada, quando a constelação está no zênite. Neste ano, a observação da chuva de meteoros no sábado (30) não será ofuscada pela fase da Lua Nova.

Neste momento, a Terra atravessa a nuvem de detritos e fragmentos, especialmente do cometa 96P/Machholz, que atingem a atmosfera em alta velocidade de aproximadamente 41 km por segundo.

:Foto: Reprodução/ Meteor showers

No mesmo período que o Delta Aquáridas do Sul, outro fenômeno está no seu pico de atividade. A chuva Alfa Capricornideas (001 CAP) está ativa de 7 de julho a 15 de agosto, com um máximo neste domingo (31).

Esta chuva tem como corpo parental o cometa 169P/NEAT. Ela não é muito forte e raramente produz mais de 5 meteoros por hora, com velocidade de aproximadamente 22 km por segundo. Veja:


No entanto, o que mais chama atenção neste fenômeno é o número de bolas de fogo brilhantes produzidas durante seu período de atividade. Esta chuva de meteoros é vista igualmente nos dois lados da linha do equador.

"Nesta noite pode produzir cerca de 3 meteoros por hora. O interessante dessa chuva, como a Aquarídeas, é que seu pico pode ser visto cedo, depois das 22h", disse Malarcarne.

Além deles, os meteoros Gama Draconídeas também estarão em ação. Eles foram observados pela primeira vez em julho de 2009. Sua atividade acontece de 25 a 31 de julho. Uma de suas características é que pode-se visualizar 1 meteoro por hora. Pouco, mas muito brilhantes.

Alfa Capricornideas em Vitória


Uma das bolas de fogo registrada na noite desta quarta-feira (27), em Vitória, foi analisada por astrônomos da Exoss Ciência Cidadã e trata-se de um meteoro da chuva Alfa Capricornideos.

Delta Aquáridas do Sul, Alfa Capricornideos e Gama Draconídeas   - Foto: Vanda Lopes

Neste mês, outro fenômeno deixou o céu ainda mais bonito. No dia 13, a maior superlua do ano brilhou no céu. Ela é resultado da combinação da aparição da lua cheia, quando sol e lua estão alinhados e os raios solares são refletidos na parte frontal, e o perigeu, momento em que a lua cheia fica mais próximo da Terra.

Estudos desenvolvidos pelo projeto Exoss Ciência Cidadã, com instituições de pesquisa parceiras no Brasil e em parceria com a CAMS Nasa, podem no futuro projetar as taxas de meteoros para o hemifsfério sul com a colaboração de dados com outras estações de monitoramento como a Nova Zelândia e África do Sul.

Como observar uma chuva de meteoros?


Fonte: Folha Vitória



Postagem Anterior Próxima Postagem