7 benefícios do consumo de amêndoas que vão surpreender você

Foto: Canva.

A amêndoa pode ser uma excelente opção para quem busca uma vida mais saudável, por ser rica em fibras, proteínas, vitamina E, gorduras boas, magnésio e manganês. Além disso, possui uma quantidade considerável de cobre, vitamina B2, fósforo e ácido fítico. Com esse perfil nutricional tão rico, acrescentá-la à sua dieta pode ser muito vantajoso para o seu organismo. Veja a lista dos benefícios da amêndoa.

Benefícios do consumo de amêndoas

Na Ayurveda, uma terapia indiana, existe uma forte crença sobre os benefícios do consumo diário de amêndoas devido às suas propriedades nutricionais. Existem também inúmeros estudos que incentivam esse consumo, principalmente porque essas oleaginosas têm propriedades antioxidantes, que além de combater o excesso de radicais livres no organismo, ainda auxiliam na prevenção de doenças.

Veja agora a lista com alguns dos benefícios da amêndoa para a saúde:
  • Controla e previne diabetes e auxilia na perda de peso: Possui baixo índice glicêmico e alta quantidade de proteína e fibras, o que dá saciedade por mais tempo, além de ajudar na prevenção de possíveis complicações da doença, como fragilidade e fraqueza.
  • Redução da pressão alta: Por ser rica em magnésio, ajuda no relaxamento dos vasos sanguíneos, aumentando a circulação de sangue e diminuindo a pressão alta. O potássio presente nela também ajuda na eliminação do excesso de sódio do organismo pela urina.
  • Benefícios para pele e cabelo: Aumento da umidade dos tecidos do corpo, o que realça a pele e seu brilho, além de tratar a queda do cabelo.
  • Previne o câncer: A amêndoa é rica em vitamina E, flavonoides e taninos, compostos que combatem o excesso de radicais livres por terem propriedades antioxidantes, o que previne alguns tipos de câncer.
  • Ajuda no ganho de massa muscular: Por ser rica em proteínas, seu consumo ajuda no ganho de massa muscular.
  • Prevenção de doenças neurológicas: Possui ação antioxidante e anti-inflamatória por ser rica em vitamina E e flavonoides, o que protege o sistema nervoso, ajudando na prevenção de doenças neurológicas e aumento da memória.
  • Tratamento e prevenção da osteoporose: Por ser rica em fósforo, cálcio e magnésio, fortalece e ajuda na manutenção da saúde dos ossos, evitando fraturas, osteopenia e osteoporose.
Apesar dos inúmeros benefícios, seu consumo não deve ser exagerado!

Assim como outros alimentos, o consumo excessivo das amêndoas se torna prejudicial. Por isso, é aconselhado comer cerca de 40 gramas por dia de forma espaçada. Também é importante consultar seu médico e verificar se houve alguma adição na amêndoa, o que pode interferir na quantidade de consumo diário. Se possível, sempre priorize sua versão natural.

Fonte: Escola Educação


Postagem Anterior Próxima Postagem