Acontece nesta quarta-feira (17) o 3º Seminário Municipal de Agroecologia de Nova Venécia


O evento acontece nesta quarta-feira, a partir das 7h30mim no Cerimonial D´Venézia, no Bairro Margareth


O 3º Seminário Municipal de Agroecologia de Nova Venécia é aberto ao público e conta com a participação de agricultores, técnicos, estudante e consumidores, é uma realização da Prefeitura de Nova Venécia, através da Secretaria Agricultura, juntamente com a Associação de Agroecologia Universo Orgânico, INCAPER, Banco do Nordeste do Brasil, SEAG, ADERES e diversas entidades parcerias ligadas ao setor.

A agroecologia é um movimento dos agricultores agroecológicos e tem como seus objetivos norteadores, a produção de alimentos de qualidade, favorecendo a qualidade de vida e a saúde humana, o respeito ao meio ambiente, a sustentabilidade e a valorização do produtor rural.

Programação do Evento

7h30min: Credenciamento, café da manhã, exposição de produtos orgânicos, troca de sementes e mudas

8h: Mesa de Abertura

9h: Histórico da Agroecologia em Nova Venécia (Linha do Tempo) com Moisés Marré, coordenador local do INCAPER

10h: Políticas públicas estaduais para a ‘Agroecologia Capixaba’, com Luciano Fasoto, coordenador da Agroecologia e Produção Orgânica da SEAG – Secretaria de Estado da Agricultura

10h40min: “A construção do plano Municipal de Agroecologia e seus desafios”, com Sônia Lucia de Oliveira Santos, representante do Programa de Desenvolvimento Territorial da Agroecologia do Banco do Nordeste do Brasil

11h20min: Ferramenta “ Diagrama de Veem”, com Daniel do Nascimento Duarte, Agente de Extensão Rural do INCAPER

12h: Almoço Agroecológico

13h: Mesa redonda dividida nos seguintes eixos: Organização, Produção, Regulamentação/Legislação e Formação/Capacitação

15h: Consolidação – Orador

15:40min: Votação para constituição do Comitê Gestor para a construção do Plano Municipal de Agroecologia

16h: Encerramento.

O que a política tem a ver com a agroecologia? E com a biodiversidade?

Tudo! A fome que arrasa o Brasil hoje, por exemplo, é resultado de decisões políticas muito equivocadas. Aliás, nosso país vem sofrendo com diversas políticas nacionais e estaduais que, além de degradarem a natureza, violam direitos de povos indígenas, comunidades quilombolas, povos e comunidades tradicionais e de quem constrói a agricultura familiar no campo e nas cidades. Durante o 3º Seminário Municipal de Agroecologia de Nova Venécia será apresentada a Carta-Compromisso "Agroecologia nas Eleições 2022" e o documento "Biodiversidade em debate: diretrizes para a construção de políticas para a agrosociobiodiversidade".

Representantes de fundações e partidos políticos progressistas estão entre os convidados. “Essa é uma luta por um Estado que garanta e amplie direitos historicamente construídos e conquistados.”




Postagem Anterior Próxima Postagem