Baleia-jubarte é encontrada morta em praia do ES

Carcaça de baleia-jubarte filhote ficou encalhada próxima a formação rochosa — Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na manhã deste domingo (7) na Praia Mole, no balneário de Carapebus, na Serra, na Grande Vitória.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a carcaça do animal encalhada em uma parte rasa, próximo a uma formação rochosa.

Ao jornalismo da Rede Gazeta, o diretor do Instituto Orca, Lupércio Barbosa, explicou que, a princípio, não era possível identificar a causa da morte da baleia.

Inicialmente, o animal chegou a ser considerado um filhote, mas, segundo Lupércio, trata-se de um animal adulto de 30 toneladas e com cerca de 10 metros de comprimento.

Equipes do instituto monitoravam as condições para atuar no local. Por conta da dificuldade de acesso ao local onde o animal foi encontrado, a previsão é de que a carcaça fosse necropsiada na segunda-feira (8).

A reportagem procurou a Prefeitura da Serra para saber se alguma providência seria tomada em relação à remoção da carcaça da baleia. Em nota, o município informou que a responsabilidade neste tipo de ocorrência é do CTA, empresa que cumpre condicionante ambiental.

Por sua vez, o CTA disse que a posição da baleia, com o dorso para baixo e barriga para cima, indica que o animal morreu em alto mar e foi levado para a costa pela ação das ondas e dos ventos.

Como a carcaça encalhou em uma formação rochosa, a expectativa é de que, em horas ou dias, o animal seja arrastado pela maré para a areia da praia, onde só então uma equipe poderá fazer o trabalho de necropsia.

O CTA informou que não há como precisar quanto tempo pode levar para que o animal seja arrastado pelas ondas para a areia da praia e qual o prazo para a realização do trabalho de necropsia.

A empresa ainda alertou que, em casos como este, pode haver o colapso da carcaça por causa da decomposição, causando mal cheiro e risco à população que se aproximar do material, o que pode fazer com que a área venha ser isolada.

De acordo com o diretor do Instituto Orca, baleias-jubarte não costumam nadar próximas à costa, diferente de outras espécies, como a baleia franca.


Populares subiram em formação rochosa para chegar perto de carcaça de filhote de jubarte que encalhou — Foto: Juirana Nobres/TV Gazeta

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem