Chance estimada de 1 em 1 milhão: mãe dá à luz gêmeos com tons de pele diferentes

Chantelle com Ayon e Azirah (Foto: Reprodução/Daily Mail)

A britânica Chantelle Broughton, 29, da cidade de Nottingham, deixou todos na sala de parto surpresos ao dar à luz gêmeos completamente diferentes. Depois do nascimento de Ayon, que tem pele clara e olhos verdes, ela ficou chocada ao ver a filha, Azirah, chegar ao mundo com um tom de pele mais escuro e olhos castanhos. Este caso é tão raro que especialistas em genética estimam que a chance de ocorrer é de uma em um milhão.

Auxiliar de enfermagem e mãe de três, Chantelle diz que ela parece ser branca, mas tem um avô nigeriano por parte da mãe. Já o pai dos gêmeos, Ashton, 29, é metade jamaicano e metade escocês, o que poderia explicar a diferença na cor da pele dos filhos. Ao longo das semanas após o parto, que aconteceu em abril deste ano, a pele de Azirah foi escurecendo cada vez mais. “Agora chegou ao ponto em que ela é mais escura que o pai”, relatou a mãe ao jornal britânico Daily Mail.

Como a filha não se parece com ela, várias pessoas a questionam se ela realmente é a mãe das duas crianças. “Nossos amigos e familiares ainda dizem que não conseguem acreditar”, afirmou. Quando estão na rua, muitas pessoas olham duas vezes e param para conversar. Chantelle brinca que os outros devem achar que eles têm pais diferentes. Mas, isso não a incomoda. “Sou muito grata por eles serem como são, temos uma família muito única”, declarou.

No geral, as reações são positivas e a mãe disse que várias pessoas elogiam como os bebês são bonitos. “Às vezes as pessoas preferem não comentar nada, mas quando nós explicamos o caso, elas sempre ficam chocadas, já que não é uma coisa que se vê todo dia”, destacou.

Chantelle também acredita que os filhos terão cabelos distintos. “Eu acho que eles continuarão com a aparência diferente. O cabelo deles também não deve ser igual. Acho que Azirah terá um cabelo mais grosso e cacheado, mas Ayon não. Já dá para sentir a diferença na textura”, afirmou.

Além da aparência, os gêmeos também têm personalidades “totalmente opostas”. “Azirah é mais calma e descontraída, enquanto Ayon precisa de muito mais atenção. Ele sempre quer ser ninado e está constantemente ‘tagarelando’. Já ela não faz isso. Mas eu notei que eles estão olhando um para o outro e sorrindo mais”, disse. Por isso, a mãe acha que os dois, agora com quatro meses, irão se dar bem, mesmo com as diferenças que possuem.

Ayon e Azirah (Foto: Reprodução/Daily Mail)SAIBA MAIS

Como a cor da pele do bebê é determinada?

Segundo a ciência, o tom da pele tem uma influência genética muito forte. Depende da quantidade do pigmento melanina encontrado nas células, que é pré-determinado pelo modelo genético de cada célula. Existe um número infinito de tons e cada expressão de melanina tem um efeito acumulativo na tonalidade, isto é, quanto mais houver nos genes de cada pai ou mãe, mais escura essa pessoa será. Por isso, a cor da pele do bebê normalmente depende da quantidade predominante de melanina em seus pais.

No entanto, é possível, apesar de ser bem incomum, que mãe com tom de pele escuro deem à luz crianças com pele clara e vice-versa. Isso se os pais dela, ou até os avós, forem mais claros do que ela.

Fonte: Crescer


Postagem Anterior Próxima Postagem