Moscas carnívoras consideradas extintas há 186 anos são encontradas na França

Mosca carnívora considerada extinta há 186 anos é encontrada na França Divulgação

Um guarda florestal do Parque Nacional dos Pirineus, na França, encontrou exemplares de uma mosca carnívora que era considerada extinta desde 1836. Os insetos estavam sobre um um javali morto na neve, a uma altitude de 1,7 mil metros.

A descoberta ocorreu em fevereiro deste ano e foi divulgada pelo parque na última sexta-feira. O guarda participava de uma ação de vigilância sanitária, no Vale de Ossau, quando se deparou com o inseto conhecido como “abutre barbudo”.

Trata-se, na verdade, da mosca de nome científico Thyreophora cynophila, que tem como característica a cabeça laranja brilhante.

Em 2010, alguns espécimes da mosca carnívora foram encontrados na Espanha. E desde 2018 o entomologista Laurent Pelozuelo, da Universidade Paul Sabatier, de Toulouse, vem mobilizando ambientalistas para procurar esses insetos no lado francês dos Pirineus.

"Extremamente raras, as observações são ainda mais importantes para o conhecimento da espécie", disse a administração do Parque dos Pirineus, em comunicado nas redes sociais.

Também conhecida como "mosca urubu", a Thyreophora cynophila é especialmente ativa no inverno, quando suas larvas se alimentam de carcaças em decomposição na neve.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem