Conheça o efeito porta, lapsos de memória que ocorrem na transição de um ambiente para outro

Efeito porta ocorre em pessoas com mentes sobrecarregadas Shutterstock

Já aconteceu de você esquecer o que ia fazer quando entra em outro ambiente? Pois você não está sozinho. O cientista cognitivo Tom Stafford, que estuda lapsos de memória, cunhou o termo efeito porta para definir esse "apagão", quando a memória falha ao cruzar, literalmente, uma porta.

Dois estudos (da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, e da Bond University, na Austrália, e publicado na BMC Psychology) comprovam a tese: quando passamos por uma porta, podemos ter lapsos de memória em relação a objetos.

Um exemplo comum: a pessoa está lavando louça e vai ao quarto buscar algo, como, por exemplo, um fone de ouvido para ouvir música. Ao entrar no quarto, esquece completamente o que ia pegar. Segundo Adiel Rios, Mestre em Psiquiatria pela UNIFESP, pesquisador no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o que desencadeia o esquecimento é a transição de um ambiente para outro. “O simples ato de entrar ou sair por uma porta representa uma espécie de limite de evento na mente. Quando você muda de ambiente, muda também o foco de atenção”, explica o médico.

Porém, de acordo com a psiquiatra na Escola Paulista de Medicina UNIFESP e especialista pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) Danielle Danielle H. Admoni, o tal efeito só ocorre se estivermos num estado cognitivo vulnerável, com a mente sobrecarregada. "Diariamente, ficamos expostos a uma quantidade enorme de estímulos, nos motivando a fazer várias tarefas simultaneamente. O problema é que o cérebro não está acostumado a receber tantos estímulos e a processar inúmeras informações de uma vez só. O resultado é o esgotamento mental", afirma. Para evitar essa sensação é preciso ter bons hábitos devida, como praticar atividade física, manter boa alimentação, praticar meditação e evitar o excesso de álcool.

Confira abaixo técnicas sugeridas pelos dois especialistas para evitar lapsos de memória:
  • Evite que outro pensamento ocupe sua mente enquanto você estiver realizando uma tarefa
  • Exercite a memória jogando xadrez, quebra-cabeça e palavras cruzadas.
  • Ouça uma história e conte a alguém da forma mais fiel possível.
  • Leia muito. A leitura exercita a imaginação, o raciocínio e a memorização. Uma boa dica é resumir em texto o que foi lido ou estudado.
  • Assista a um episódio de uma série, ou um filme, e anote em seguida o maior número de detalhes que lembrar.
  • Relacione o que você quer lembrar com algum lugar, ou ainda agrupar informações importantes em uma sequência temporal, com começo, meio e fim
  • Visualize mentalmente o trajeto de sua casa para algum lugar da cidade
Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem