ES tem 10 casos confirmados de varíola dos macacos; 9 são homens


O Espírito Santo tem 10 casos confirmados de varíola dos macacos. A informação foi divulgada no boletim semanal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quinta-feira (25). Ao todo, 166 casos foram notificados; 94 seguem em investigação e 64 foram descartados.

No boletim, a Sesa informa que, dos casos confirmados, 9 são homens. Dos 10, 7 não tiveram nenhum contato com uma pessoa com a doença ou com suspeitas. Na semana passada, eram 8 casos.

Vitória tem 6 casos confirmados; outros 2 estão em Guarapari e 2 em Vila Velha.

Os sintomas relatados à secretaria foram:

- Erupção cutânea;

- Cefaleia (dor de cabeça);

- Febre súbita;

- Astenia (fraqueza);

- Dor nas costas;

- Dor de garganta;

- Adenomegalia (aumento dos linfonodos do pescoço).

Orientações

Atualmente, seguindo determinações técnicas do Ministério da Saúde, são considerados casos suspeitos aqueles que apresentam os sintomas mencionados e com vínculos de:
1) histórico de contato íntimo com desconhecido/a(s) e/ou parceiro/a(s) casual(is), nos últimos 21 dias que antecederam o início dos sinais e sintomas ou;
2) ter vínculo epidemiológico com casos confirmados de monkeypox nos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas ou;
3) histórico de viagem a país endêmico ou com casos confirmados de monkeypox nos 21 dias anteriores ao início dos sintomas ou;
4) ter vínculo epidemiológico com pessoas com histórico de viagem a país endêmico ou país com casos confirmados de monkeypox, nos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas.

Caso surja esses sintomas e ao se enquadrar nos vínculos definidos pelo órgão federal, a pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para atendimento, notificação e investigação do caso.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem